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“A desorientação hiperindividualista vai muito além da esfera política, como o demonstram o laço com a família e as relações de gênero. A família contemporânea registra uma baixa no número de casamentos, divórcios em alta, coabitação pré-nupcial, surto dos nascimentos fora do casamento, baixa fecundidade [...]. A instituição obrigatória e diretiva de antigamente se metamorfoseou em instituição emocional e flexível, em laço contratual que se pode construir e reconstruir livremente."

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura como mundo e como mercado. In:______; ______. A cultural mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia das Letras, 2001. p. 53.

O fragmento apresenta a análise dos autores acerca de um processo específico inerente ao que chamam de cultura-mundo do capitalismo da hipermodernidade, processo patente

"[...] é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. p. 50.

O conceito de trabalho tem muita importância no pensamento de Karl Marx e, segundo o filósofo, essa atividade tem a capacidade de emancipar o ser humano. Porém, com a consolidação do capitalismo, essa condição emancipadora do trabalho desaparece, e ele assume uma nova roupagem. De acordo com Marx, no capitalismo o trabalho

Max Weber, considerado um dos "pais da Sociologia", adotou o método compreensivo, que se destaca por sua abordagem qualitativa, em contraposição à abordagem quantitativa de Durkheim. Esse método de pesquisa proposto por Weber foi responsável por inaugurar uma nova categoria, que será usada para a interpretação da sociedade: o tipo ideal. Ele permitirá a comparação do fenômeno particular com o tipo ideal, destacando semelhanças e diferenças. Assinale a alternativa que contém características do tipo ideal, segundo Weber.

"Filme e rádio se autodefinem como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais tiram qualquer dúvida sobre a necessidade social de seu produto."

(HORKHEIMER, Max. ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: LIMA, Luiz Costa. (Org.) Teoria da cultura de massas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 170).

Para os frankfurtianos Adorno e Horkheimer, existia uma relação direta entre os meios de comunicação e a produção cultural. Sobre essa relação, assinale a alternativa correta.

"No mundo moderno, as culturas nacionais em que nascemos se constituem em uma das principais fontes de identidade cultural. Ao nos definirmos, algumas vezes dizemos que somos ingleses ou galeses ou indianos ou jamaicanos. Obviamente, ao fazer isso estamos falando de forma metafórica. Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem parte da nossa natureza essencial".

(STUART, Hall. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2003. p. 47).

O trecho acima se refere a criação das culturas nacionais. Sobre o tema é correto afirmar que

Émile Durkheim (1858-1917) se propõe a estudar o suicídio como um fato social, defendendo a ideia de que esse fenômeno possui causas sociais e suas motivações não residem exclusivamente no indivíduo. Em sua obra “O Suicídio”, Durkheim aplica seu método sociológico explicativo com o intuito de compreender as relações de causa e efeito que se encontram por trás de uma ação vista como individual. O autor diferenciou três tipos de suicídio: o egoísta, o altruísta e o anômico. Sobre o suicídio anômico, assinale a alternativa correta.

De um lado, o pensamento de Marx é analítico, pois tenta ver a realidade tal qual ela é, interpretando-a, fragmentando-a e reconstruindo-a a partir de novos conceitos para entendê-la melhor. De outro lado, Marx apresenta um pensamento normativo por pretender uma realidade que "deveria ser", construindo um sonho, uma utopia em nome da qual seria imperativa a ação para a transformação da realidade, que ele mesmo caracteriza como injusta e perversa. Para Marx, o fim da sociedade capitalista

"O antropólogo é o astrônomo das Ciências Sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das questões que estão imediatamente próximas do observador".

(LÉVY-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. p. 422).

Levy Strauss foi, junto com Marcel Mauss, um dos principais representantes da antropologia estruturalista francesa, destacando-se por seus estudos sobre vários povos ao redor do mundo. Esses estudos contribuíram significativamente para a ciência da sociedade. Sobre as contribuições da antropologia estruturalista, é correto afirmar que

A música “Caravanas" do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, lançada em 2017, retrata um problema social contemporâneo amplamente discutido. Nelas são feitas referências a regiões da periferia do Rio, como Arará, Caxangá e Chatuba.

Após observar um trecho da música, assinale a alternativa correta.

"[...] a violência não é o único instrumento de que se vale o Estado - não se tem a respeito qualquer dúvida -, mas é o seu instrumento específico. Na atualidade, a relação entre o Estado e a violência é particularmente íntima. [...] nos dias de hoje, devemos conceber o estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física."(WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 60). Conforme Weber, o Estado, por ter seu poder fundado na lei, assume, na modernidade, o status de instituição política fundamental. No trecho acima, é possível notar as duas principais características dos Estados modernos. São elas

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