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Sobre as diferentes dimensões em que se realiza o projeto ético-político do serviço social, segundo Iamamoto (2010, p. 224), indique se os itens abaixo são verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Nos seus instrumentos legais.

( ) Nas expressões e manifestações coletivas da categoria.

( ) Nas articulações com outras entidades de serviço social.

( ) No trabalho profissional desenvolvido, prioritariamente, no espaço estatal.

( ) No ensino universitário.

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O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal brasileira. Sobre esse programa, assinale a alternativa correta.

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Em relação aos dilemas atuais da universidade pública brasileira, com base em Lima (2012), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O desenvolvimento da educação superior no Brasil é atravessado e constituído pelas relações econômicas, políticas e ideoculturais estabelecidas historicamente em nossa formação econômico-social. ( ) Em relação ao financiamento da política de educação superior, sob o projeto neoliberal, ocorre o estímulo à privatização interna das instituições públicas e o aumento tanto da isenção fiscal para os empresários da educação superior como do número de instituições de ensino superior privadas. ( ) Em relação ao trabalho docente, evidencia-se a sua intensificação estimulada pelo número de alunos e turmas nas instituições e pela lógica produtivista e da competição pelas verbas dos órgãos de fomento nas instituições de ensino superior. ( ) Na primeira década do século XXI observou-se uma expansão realizada por um vasto conjunto de ações e que pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: o empresariamento da educação e a certificação em larga escala. ( ) A expansão da educação superior não se caracteriza como um dilema da universidade pública brasileira.

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Sobre a formulação e avaliação de programas e projetos sociais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, contudo, são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. II. O programa é o documento mais abrangente e geral; já o plano indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública; o projeto, por sua vez, é a menor unidade do processo de planejamento, instrumento direcionado às mais variadas atividades interventivas e de pesquisa nos espaços públicos e privados. III. O planejamento estratégico já foi ultrapassado; a técnica não expressa mais as necessidades da gestão e do planejamento nos dias atuais. IV. Eficiência, eficácia e efetividade expressam algumas tendências de avaliação de políticas sociais. V. Validade e confiabilidade podem ser requisitos metodológicos de avaliação de projetos sociais.

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Rosa Prédes (2012, p. 75) afirma que “o aumento da demanda e da escassez de verbas leva os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário”. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

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Considerando o fragmento abaixo, transcrito do texto 3, assinale a alternativa que apresenta uma paráfrase que não altera o sentido do trecho. “– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. – Por quê? – Porque, com todo este papo, esqueci-lo.” (linhas 33-36) – Por qual motivo? – Pelo motivo de, com essa digressão, o conteúdo da conversa ter fugido à minha memória. – Por qual finalidade? – Por ter esquecido o que iria dizer depois de tanta conversa sobre outro assunto. – Em vista do quê? – Em vista de termos uma conversa vasta sobre como falar, o que me fez esquecer o que falar. – Devido a quê? – Devido ao fato de eu não ter como falar o que iria falar depois do que conversamos. – Por qual razão? – Pelo fato de eu não lembrar mais depois dessa longa digressão.

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Com base no texto 2, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O primeiro estudo analisou bebês porque outro estudo aplicado a adolescentes não havia gerado resultados. ( ) O segundo estudo obteve conclusões diferentes do primeiro. ( ) A escolha dos idiomas japonês e inglês para o teste se deu por conta de sua diferença fonética. ( ) A dificuldade de produção de sons de línguas estrangeiras não ocorre em adultos. ( ) Eric Bakovic acredita que os bebês já nascem sendo capazes de entender a língua da mãe.

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O Decreto nº 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com base nesse decreto, relacione os termos constantes da coluna 1 às condutas descritas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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Assinale a alternativa que melhor exprime o tema central do texto 1.

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Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As palavras 'país' (linha 34) e 'Japão' (linha 13) são acentuadas pela mesma regra.

II. As palavras 'humana' (linha 7) e 'escutassem' (linha 10) possuem mais grafemas do que fonemas.

III. As palavras 'cérebro' (linha 1) e 'próximas' (linha 29) são acentuadas porque são proparoxítonas.

IV. As palavras 'pesquisadores' (linha 4), 'adolescentes' (linha 5) e 'linguagem' (linha 7) contêm dígrafo.

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Assinale a alternativa correta em relação aos quatro primeiros parágrafos do texto 1.

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Em relação à assistência estudantil e ao trabalho do assistente social nessa área, com base em Cavaignac e Costa (2017), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A assistência estudantil, tal como se apresenta hoje, é resultado de um processo fomentado ainda no final dos anos 1980 e nos anos 1990 pelos movimentos sociais da saúde, envolvendo estudantes, intelectuais e trabalhadores da educação. ( ) É no contexto da expansão da educação superior nas últimas décadas, marcado pela reestruturação das formas de dominação econômica, política e ideológica do capital, que os assistentes sociais assistem à ampliação dos espaços sócio-ocupacionais na referida área, sobretudo no campo da assistência estudantil, dada a necessidade de enfrentamento dos desafios postos pela democratização do acesso ao ensino superior e pelo agravamento da questão social. ( ) O trabalho na assistência estudantil se configura como uma tarefa simples, que se restringe à administração de auxílios que garantam a presença de estudantes no espaço educacional. ( ) Trata-se de um trabalho complexo, considerando-se o fato de que são múltiplas as expressões da questão social que se apresentam nas instituições de ensino, a exigir respostas que devem ir muito além do mero repasse de recursos materiais e financeiros aos estudantes, pressupondo não só formas de intervenção multidisciplinares, como também a articulação com outras políticas sociais. ( ) Ao participar integralmente do processo de planejamento, execução e avaliação das ações de assistência estudantil, o assistente social tem a possibilidade de mobilizar os recursos materiais e humanos necessários à efetivação de um trabalho comprometido com os interesses dos usuários.

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Netto (2011) indica que o processo de renovação do serviço social no Brasil expressa a reflexão profissional em três direções principais: a perspectiva modernizadora, a perspectiva de reatualização do conservadorismo e a perspectiva de intenção de ruptura. Em relação a essas três direções, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964. II. O auge da formulação da perspectiva modernizadora se dá na segunda metade dos anos 1960. III. O Método de Belo Horizonte é o texto símbolo da perspectiva modernizadora. IV. Instalada explicitamente no universo dos assistentes sociais, no início dos anos 1960, a perspectiva da reatualização do conservadorismo registrou fortes polêmicas em torno de suas proposições de combate ao pensamento católico tradicional. V. Os dois documentos símbolos da perspectiva da reatualização do conservadorismo foram os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis. VI. A intenção de ruptura manifesta a pretensão de romper com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção social. VII. Na primeira metade dos anos 1980, a perspectiva da intenção de ruptura dá o tom da polêmica profissional e coloca as características da retórica politizada das vanguardas profissionais, de modo que fornece a impressão de que possuiu uma inconteste hegemonia no universo profissional.

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A saúde mental apresenta-se como uma das demandas profissionais para o serviço social no espaço universitário. Sobre essa questão e o trabalho do assistente social, com base em Rosa e Lustosa (2012), assinale a alternativa correta.

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Com base no que consta como princípios fundamentais no Código de Ética do assistente social (1993), analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. III. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção da ordem societária vigente. IV. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, independente de gestão democrática.

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) D
  •  
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