Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Considerando as bases de mensuração de ativos e passivos descritas na Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, considere as afirmativas abaixo:

1- Custo histórico é a base de mensuração de ativos em que estes são avaliados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.

2- Custo corrente é a base de mensuração de ativos em que estes são avaliados pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada.

3- Valor realizável é a base de mensuração de passivos em que estes são avaliados pelos montantes de caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

4- Valor presente é a base de mensuração de ativos em que estes são avaliados pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:

1- O articulista não expressa opiniões nesse texto, atendo-se aos fatos ocorridos.

2- O articulista contrapõe a existência de um Museu do Amanhã no Rio de Janeiro com a falta de uma representação do passado diante do incêndio do Museu Nacional.

3- Trata-se de um texto narrativo, pois conta a história do que aconteceu com o articulista naquele dia.

4- O articulista do texto é uma mulher.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada pelo psicólogo Luiz Hanns para a Revista Isto É. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...

Em relação aos conceitos constitucionais relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias, à Lei Orçamentária Anual e ao Plano Plurianual, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

O valor contábil deste veículo em 31/12/X3 é:

Carregando...

Considerando o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade atualmente em vigor, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em relação aos critérios de avaliação e registro de ativos e passivos, é INCORRETO afirmar:

Carregando...

Considere os seguintes valores, relativos à Folha de Pagamento para o mês de março/X1, da Companhia Batel:

O valor total das Despesas com Salários, Benefícios e Encargos Sociais e o montante de salários e benefícios a pagar a funcionários, respectivamente, para o mês em questão é de:

Carregando...

Observe acima acima e considere as seguintes afirmativas:

1- A relação entre a charge e o texto das questões 01 a 05 é que ambos tratam da importância do Museu do Amanhã.

2- Tanto o articulista do texto do El País quanto o chargista contrapõem a existência de um Museu do Amanhã com a falta de preservação do passado, diante do incêndio do Museu Nacional.

3- A crítica da charge adiciona o paradoxo das contas públicas que ora permite gastos elevados e ora alega falta de verba.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Com relação ao texto, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) O tema do texto é o estresse do cotidiano dos trabalhadores brasileiros.

( ) De acordo com o texto, existe uma relação entre a saúde do intestino com a saúde da mente.

( ) Para extrair a energia dos alimentos, nosso sistema digestivo conta com uma rede neurológica complexa, podendo ser comparado ao nosso cérebro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...

Em relação às Receitas Públicas, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) Receitas Intraorçamentárias são ingressos oriundos de operações realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social no âmbito de uma mesma esfera de governo.

( ) As Contribuições de Interesse de Categorias Profissionais ou Econômicas, tais como a Anuidade cobrada para a Categoria QI – Enfermeiro, pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, constituem Receitas Correntes Tributárias desse órgão.

( ) Receitas Ordinárias possuem característica de continuidade, como por exemplo, as receitas correntes tributárias, ao passo que as Receitas Extraordinárias não possuem tal característica, como, por exemplo, a receita de capital decorrente da alienação de ativos imobilizados.

( ) Para fins de reconhecimento de Receitas Públicas sob o enfoque orçamentário, todo ingresso de recurso financeiro, inclusive os transitórios e com obrigação de restituição imediata, constitui Receitas Públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...

Em relação ao Controle Externo no âmbito do Setor Público, considere as afirmativas abaixo:

1- O Poder Legislativo exerce controle sobre o Poder Judiciário, julgando os ministros do Supremo Tribunal Federal nos crimes de responsabilidade.

2- O Poder Judiciário exerce controle sobre o Poder Executivo, julgando o Presidente da República, o Vice-Presidente, e os ministros de Estado nos crimes de responsabilidade.

3- O Poder Executivo exerce controle sobre o Poder Legislativo, participando da escolha dos ministros do Tribunal de Contas da União.

4- O Poder Legislativo exerce controle sobre o Poder Executivo, apreciando as contas dos órgãos da Administração Pública.

5- O Poder Executivo exerce controle sobre o Poder Judiciário, participando da escolha dos membros dos Tribunais Superiores.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Assinale a alternativa em que se apresenta de forma adequada o objetivo da Contabilidade.

Carregando...

No início de maio de X1 uma empresa industrial adquiriu uma máquina para utilização em sua linha de produção, pelo preço de $ 8.000, com gastos com montagem, incorridos pela empresa em junho de X1, no valor de $ 1.600. A estimativa inicial dos gastos com desmontagem da máquina, após o fim de sua vida útil é $ 800. A vida útil da máquina foi estipulada em 10 anos, com valor residual de 10% do preço de aquisição da máquina, com a depreciação calculada pelo Método de Cotas Constantes. A máquina entrou em uso operacional no início de julho de X1, permanecendo em operação normal até 31/12/X1. Com base nessas informações, o valor contábil dessa máquina em 30/11/X1 é:

Carregando...

O orçamento constitui um documento formal que mensura os planos de curto prazo, normalmente um ano, de uma empresa para que ela possa alcançar seus objetivos, baseado nas estruturas empresariais já existentes ou em programação, decorrendo dos planos operacionais estipulados para cada uma dessas estruturas. Com base nos conceitos e tipos de orçamento, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) O orçamento base zero é elaborado periodicamente a partir da rediscussão em cada período da necessidade ou não de cada gasto associado às atividades desempenhadas pela entidade.

( ) O orçamento de tendências é elaborado a partir da observação de dados e desempenhos passados.

( ) Dependendo de como a empresa avalia seu desempenho a partir dos orçamentos, estes podem ser estáticos ou flexíveis.

( ) Orçamentos estáticos são ajustados periodicamente ao longo do período orçamentário para refletir modificações nos níveis de atividade da empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282