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Observe a figura abaixo.


Essa pintura mural registra a visão da Igreja Católica acerca das relações entre empresas, projetos agropecuários, posseiros e indígenas no Nordeste de Mato Grosso durante o período militar. Sobre essas relações, assinale a afirmativa correta.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder às questões 74 e 75 relativas às bases psicológicas do ensino-aprendizagem.

De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos.

(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)

Depreende-se da leitura que a teoria em questão foi formulada por

No campo das teorias educacionais que adotam perspectivas críticas, a formação continuada de profissionais da educação para o trânsito pode ser conceituada como processo

São termos que compõem o léxico da gestão democrática:

Os direitos sociais, assim como os demais direitos, são constituídos historicamente, portanto produto das relações e conflitos de grupos sociais, dos trabalhadores, em determinados momentos da história. São direitos sociais garantidos na Constituição Federal Brasileira:

Consta no Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência, que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no referido documento, no prazo de 1 (um) ano contado da data de sua publicação. Nessa perspectiva, em relação às estratégias que os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação, analise: I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais. III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder público federal. Está correto o que se afirma em

Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere uma planilha do Microsoft Excel 2007 (idioma Português) em que as células A1, A2, B1, B2 contenham respectivamente os valores 8, 10, 4, 2. Quais valores são retornados pelas fórmulas =SE( B1 < A2 / 2; B2 ; A1 ) e =MÁXIMO( A1 ; B2 )-MÍNIMO( A2 ; B1 )

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar:

A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É compromisso do Estado garantir que as políticas e programas de educação para o trânsito sejam criados, estritamente, pela equipe técnica do Conselho Nacional de Trânsito. ( ) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. ( ) Cabe ao poder público garantir o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. ( ) Cabe ao poder público garantir a oferta da educação básica gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurando inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. Assinale a sequência correta.

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer:

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito será promovida na Educação Escolar, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Em relação às finalidades desse regime, considere: I - Elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito por profissionais dos núcleos de saúde pública dos municípios. II - Adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores. III - Criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito. IV - Adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito. Está correto o que se afirma em

Sobre o planejamento educacional participativo, elaborado na perspectiva das teorias críticas, é correto afirmar:

A figura abaixo ilustra um fragmento de tela da área de trabalho do Microsoft Word 2007 (idioma Português) com algumas regiões destacadas e numeradas de 1 a 6.

Sobre a figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As ferramentas indicadas pelos números 1 e 2 permitem alternar a formatação de um texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas, respectivamente.

( ) O botão indicado pelo número 3 é utilizado para limpar toda a formatação de um texto selecionado, deixando o texto sem formatação.

( ) Por meio da ferramenta indicada pelo número 4, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto selecionado.

( ) O botão indicado pelo número 5 corresponde ao alinhamento de parágrafo Justificado.

( ) A ferramenta indicada pelo número 6 possibilita alterar o espaçamento entre as linhas de um texto selecionado.

Assinale a sequência correta.

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