Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta.
O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD). Em relação a essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo. ( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais. ( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando. ( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. Na condição de docente não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno. Assinale a sequência correta.
A educação para o trânsito requer adoção de projetos pedagógicos alternativos. Em relação aos pressupostos de tais projetos, analise as afirmativas. I - A educação para o trânsito pressupõe um processo de aprendizagem contínua e implica utilização de metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e público diferenciado. II - Os projetos educativos devem difundir valores e normas de conduta da vida no trânsito por meio de cursos e/ou eventos rápidos e esporádicos voltados para a instrução sobre os sinais das vias públicas. III - Para reduzir o espantoso número de óbitos que ocorrem nas ruas e estradas brasileiras, faz-se necessário criar uma disciplina que desenvolva projetos alternativos de educação para o trânsito, visando especificamente ao ensino de normas e à explicitação das punições para as diferentes infrações. IV - A educação para o trânsito não se reduz à mera transmissão de informações, pois objetiva mudanças de valores, comportamentos e atitudes de condutores e pedestres. Está correto o que se afirma em
Sobre a educação para o trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA.
A coluna da esquerda apresenta modalidades do planejamento educacional, e a da direita, a definição de
cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Planejamento nacional de educação
2 - Planejamento ou plano curricular
3 - Planejamento ou plano escolar
4 - Planejamento ou plano de ensino
( ) É uma ação elaborada pelo professor, visto que é o processo que se desenvolve no nível mais concreto da atuação docente em sala de aula.
( ) Desenvolve-se no âmbito da escola a fim de promover a aprendizagem dos estudantes, considerando os objetivos e pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o projeto de educação da instituição.
( ) Congrega a previsibilidade de todas as atividades da escola em consonância com as suas finalidades, organização, coordenação e filosofia.
( ) Possui força de lei, sendo capaz de conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.
Marque a sequência correta.
Considere a figura apresentada abaixo de uma planilha do LibreOffice Calc 4.2.5.2 (idioma Português) em sua configuração padrão de instalação.
De acordo com a planilha, o texto exibido na célula D2 pode ser obtido pela fórmula
A educação para o trânsito é uma atividade complexa que requer articulação com o Projeto PolíticoPedagógico (PPP) das instituições educativas. Se o PPP for fundamentado nas teorias críticas, ele se configura como
No que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias críticas, é INCORRETO afirmar:
Projetos pedagógicos alternativos de educação para o trânsito que adotam um problema da realidade vivida pela comunidade escolar como tema gerador, a fim de fomentar o diálogo e a busca de soluções coletivas para os desafios enfrentados como situações-limite, buscam amparo teórico na
Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar:
“A escola constitui-se num Aparelho Ideológico do Estado. Por meio de seu currículo, induz as pessoas das classes subordinadas à submissão e à obediência, enquanto as pessoas das classes dominantes aprendem a comandar e a controlar”. Qual teórico defendeu essa tese?
INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder às questões 74 e 75 relativas às bases psicológicas do ensino-aprendizagem.
De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos.
(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)
Um educador que fundamenta sua prática na referida teoria de aprendizagem tende a adotar perspectivas pedagógicas caracterizadas como
Em relação aos pressupostos da gestão democrática, analise as afirmativas. I - Fundamentam-se nos valores do mercado dando atenção especial às demandas dos clientes e aos resultados do desempenho das instituições educativas nos processos de avaliação oficial. II - Valorizam decisões instrumentais ancoradas na eficiência, produtividade, competitividade e na capacidade de autogestão das escolas. III - Dão ênfase às relações coletivas que primam pela socialização de conhecimentos e pela dimensão política da educação. IV - Contrapõem-se aos processos de regulação externa que restrigem a autonomia da escola. Está correto o que se afirma em
Numa sociedade democrática, a existência e atuação de instâncias colegiadas, a exemplo dos conselhos, é condição fundamental para formulação e desenvolvimento das políticas públicas. Em relação aos conselhos, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente foi criado com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração. Busca também definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades. Sobre as metas estabelecidas no plano, considere: I - Erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar. II - Melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho. III - Promoção técnica instrumental, com base no desenvolvimento científico e tecnológico dos países do primeiro mundo. IV - Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. São metas do PNE: