O excerto citado do Diálogo “Político”, de Platão, tem como tema central:
No Texto 2, os versos “Os automóveis ouvem a notícia/ Os homens a publicam no jornal” pressupõem
As ações sociais e políticas do homem, sugeridas nos Textos 1 e 2 e evidenciadas nos Textos 3 e 4, na contemporaneidade, resumem-se
Na década de 1940, as mudanças engendradas pelo desenvolvimento capitalista, com crescente papel do Estado e processo urbano-industrial, colocam como desafio para o serviço social a qualificação e sistematização de seu espaço sócio-ocupacional, levando a uma aproximação do serviço social norte-americano, da matriz positivista e suas propostas de trabalho orientadas
Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em
Os novos movimentos sociais (NMS) têm contribuído significativamente com as estruturas políticas institucionais, por causa das suas formas organizativas, suas reivindicações, suas parcerias e suas articulações. Tudo isso tem desencadeado novas redefinições políticas no campo democrático com ampliação dos limites da política. Esses movimentos produzem novos modelos organizativos e novas elites políticas; mudanças nas regras e nos procedimentos políticos – hábitos e linguagem são mudados institucionalmente, com transformações nas formas de participação no interior dos sistemas políticos. Como consequência,
A dimensão investigativa da ação profissional nas universidades brasileiras é uma possibilidade para os assistentes sociais superarem as práticas descritivas e reducionistas do cotidiano. Sob esse olhar,
O setor privado participa do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, com acesso aos recursos públicos. Tal participação foi assegurada pela Lei n. 8.080/1990 em caráter
Barazal (2005) considera que a violação aos direitos econômicos, sociais e culturais exige prioridade governamental no sentido de implementar políticas públicas e sociais que obrigam tanto o governo como os organismos financeiros internacionais a tomar decisões para resolver problemas econômicos que condenam a população ao empobrecimento, ao desemprego e à fome. A realização deste direito é progressiva e implica que
A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:
A articulação entre os enunciados, no refrão do Texto 2 ,“[...] vida de gado/ Povo marcado”, evoca o sentido de “criação de animais em rebanho” e de “criação de animais pedestres”, no Texto 1. Os mecanismos utilizados para a produção de sentidos, nesses enunciados, no Texto 2, é a
Texto 1
ESTRANGEIRO: – Pois bem: nas ciências teóricas nós começamos por distinguir uma parte diretiva, e nesta, uma divisão a que chamamos, por analogia,
autodirigente. A criação dos animais foi, por sua vez, considerada como uma das divisões da ciência autodiretiva, da qual é um gênero e certamente não o
menor; a criação de animais nos deu a espécie da criação em rebanho, e a criação em rebanho, por sua vez, deu-nos a arte de criar os animais pedestres; e a seguir, esta arte de criar os animais pedestres nos deu, como seção principal, a arte que cria raça de animais sem chifres; e, ainda, esta raça de animais sem chifres inclui uma parte que só poderá ser compreendida por um único termo pela adição necessária de três nomes; ela se chamará: “a arte
de criar raças que não se cruzam”. Por fim, a última subdivisão restante, nos rebanhos bípedes, será a arte de dirigir os homens. É precisamente o que procuramos; a arte que se honra por dois nomes: política e real.
PLATÃO. Diálogos – Fédon, Sofista, Político. Trad. Jorge Paleikat; João
Cruz Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 177.
Texto 2
Admirável gado novo
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
RAMALHO, Zé. Zé Ramalho da Paraíba. Discobertas. © Avohai Editora
(EMI) BRSME9700721, 2008. Disponível em: <http://www.zeramalho.com.-
br/sec_discografia_view.php?id=65>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Os Textos 3 e 4 intertextualizam com os Textos 1 e 2, por sintetizarem as noções de
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente serviço social brasileiro tem sua fonte na doutrina social da Igreja, no ideário franco-belga. Isso creditou, tanto à formação quanto à ação profissional dos assistentes sociais, um caráter
Na análise de Behring e Boschetti (2008), sob a hegemonia neoliberal, a provisão social acontece por meio da articulação entre Estado, mercado e sociedade que pleiteiam
Segundo Yasbek (2009), para compreender as demandas do serviço social, na perspectiva da teoria crítica, faz-se necessário uma análise sociopolítica, econômica e cultural da realidade dos usuários para