Um programa de ginástica laboral (GL) se caracteriza por um conjunto de exercícios físicos e ações educativas realizadas no local de trabalho, visando prevenir e/ou minimizar as doenças ocupacionais (LER/DORT) e, assim, melhorar as condições de saúde do trabalhador na instituição. Dentro das cinco classificações estruturantes da GL, a ginástica compensatória tem como objetivo principal:
Para Soares (1994), a história da educação física, principalmente nas primeiras décadas do século XX, se confunde em vários momentos com a história das instituições médicas e militares. Nesse período, predominou um tipo de pensamento educativo que deveria ser ensinado na escola, conhecido como
A obra conhecida no campo acadêmico da educação física por Coletivo de Autores (1992) defende que todo educador, ao estruturar um programa de educação física, deve inter-relacionar os temas da cultura corporal com os problemas da vida social existentes, tais como: ecologia, gênero, trabalho, saúde, etnia, preconceitos, velhice, dívida externa, entre outros. Esta forma de organização dos conhecimentos objetiva assegurar ao aluno
O método de ginástica de grande aceitação na atualidade, criado em 1920 por Joseph Hubertus Pilates, se caracteriza por modelo de condicionamento físico e mental, constituído através de um conjunto de exercícios que atuam visando trabalhar o corpo de forma global. Seu objetivo principal é