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Na construção de um pavilhão para uma feira, optou-se por uma estrutura metálica por ser de execução mais leve e rápida. Alguns meses após a obra pronta, houve um acidente que danificou a estrutura devido à ação do vento, que é ocasionado por diferenças de temperatura das massas de ar na atmosfera quando uma frente fria chega à área e choca-se com o ar quente. Assim, quando o vento sopra sobre uma superfície existe uma subpressão sobre ela. Nesse caso, é correto afirmar que a causa do acidente foi a atuação do vento paralelamente à superfície da estrutura.

A maioria das tintas PVA termocuradas reticulam com o agente de cura através de hidroxilas ou carboxilas presentes na cadeia polimérica. As relações de cura, dependendo da reatividade do reticulante e da resina, podem ocorrer em temperaturas tão baixas como –30ºC.

A deterioração das juntas compromete o desempenho dos revestimentos cerâmicos, pois elas são responsáveis pela vedação do revestimento cerâmico e por absorver deformações. Entretanto é difícil notar quando ocorre uma deterioração da junta, com perda de estanqueidade e envelhecimento do material de preenchimento.

O ensaio de Los Angeles, padronizado pela ABNT, tem o objetivo de determinar a umidade ótima e o peso específico máximo de cada solo para obter sua compactação.

Em um sistema de ar-condicionado predial, a torre de resfriamento é elemento essencial em qualquer sistema de expansão direta.

O cronograma físico-financeiro é parte integrante do planejamento de obra, sendo utilizado para nortear a programação das atividades e os desembolsos previstos ao longo do período de execução da obra.

Gerir pessoas de maneira eficaz é saber definir as necessidades de pessoal, atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer empenho e até demitir.

No concreto protendido, em geral as fissuras são mais preocupantes do que no concreto armado convencional. Como estão associadas a forças de tração, no concreto protendido é maior a possibilidade de aparecerem fissuras, que são bem mais nocivas, pois há a probabilidade de corrosão sob tensão das armaduras, causando sérios prejuízos ao desempenho da estrutura, podendo até ocorrer um colapso.

Ocorrendo um problema de impermeabilização em lajes de cobertura, o dano deve ser analisado. Caso seja localizado, como uma fissura de rodapé, pode-se fazer um reparo apenas no local em que o dano foi detectado, utilizando-se o mesmo material impermeabilizante já existente, tornando a execução mais rápida. Porém, quando o problema for generalizado, deve-se optar por uma reimpermeabilização total da laje utilizando-se algum sistema flexível de impermeabilização. Nesse caso, tanto as membranas asfálticas ou acrílicas quanto as mantas asfálticas resolvem o problema.

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