Considerando os ácidos listados a seguir, relacione-os corretamente com suas respectivas aplicações, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Quando um feixe de luz plano-polarizado atravessa uma solução aquosa contendo certas moléculas, tais como ___________, o plano de polarização gira de um certo valor. Nem todas as substâncias exibem esse comportamento. Aquelas que assim o fazem são ditas ___________ ativas. Dessas, algumas giram o plano da luz polarizada para a direita, outras para a esquerda. Formam pares de substâncias ditas ___________".
A adição de água ao but-1-eno produz um álcool. Assinale a opção que apresenta corretamente essa reação e o nome do álcool formado.
O termo pH foi utilizado pela primeira vez em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Sören Peter Lauritz (1868-1939). A pHmetria é um exame feito em pacientes com suspeita de refluxo para detectar a presença de ácido no esôfago. Sobre esse importante conceito, é correto afirmar que
O maçarico mais comum em laboratórios de química foi inventado pelo britânico Michel Faraday e popularizado pelo químico alemão Robert Bunsen (1811-1899). Sobre o queimador de Bunsen é correto afirmar que
Atente para a seguinte figura:
O equipamento mostrado na figura acima foi batizado homenageando o bacteriologista nipônico Shibasaburo Kitasato (1852-1931) e é utilizado para
O iodo foi descoberto acidentalmente por Bernard Courtois (1777–1838). Quando limpava, com ácido, um tanque onde ele extraia potássio de algas, observou que cristais escuros eram depositados após a formação de vapores da cor violeta. Dessa descrição e de seus conhecimentos, é correto concluir que
Considerando a competência da contextualização sociocultural no ensino de química, assinale a opção que NÃO corresponde a uma das habilidades a ser desenvolvidas.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:
I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
É correto somente o que se afirma em
A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
O ensino médio integrado é caracterizado pela integração da
Por determinação da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), incumbe ao Estado do Ceará
Em “A violência em Roraima é contra a imagem no espelho", os termos sublinhados são classificados sintaticamente como
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar