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Uma consequência da argumentação desenvolvida pelo autor, nos estudos da linguagem, é:

Com base na discussão da autora, pode-se inferir um papel das línguas vinculado ao seguinte aspecto:

A argumentação da autora sobre os negros nos navios negreiros se constrói com base no uso de:

A palavra “laço" é utilizada no texto de acordo com a função designada pela figura de linguagem:

No terceiro parágrafo, o emprego do hífen produz o efeito de:

Um efeito de distanciamento enunciativo que sugere uma discordância do autor em relação ao que se diz, está presente em:

A controvérsia discutida no primeiro parágrafo, a respeito das diferentes abordagens gramaticais, se refere a:

A professora de Língua Portuguesa, que atende o sexto ano de uma escola municipal, sugeriu o desenvolvimento de um projeto que utilizasse contos indígenas e africanos para abordar com os estudantes as características desse gênero textual. A coordenação pedagógica questionou a escolha dessa literatura, por considerá-la muito distante da realidade dos estudantes atendidos. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a professora argumentou que, nessa modalidade de ensino, a legislação:

Atualmente, os currículos escolares, em sua maioria, abordam questões de identidade, alteridade, diferenças, subjetividade e multiculturalismo. De acordo com as teorias de currículo, essas categorias estão incluídas nas teorias:

“Art. 47 - § 1º A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual."

A dimensão da avaliação contemplada no fragmento acima, que compõe a Resolução nº 04/2010 do Conselho Nacional de Educação em Câmara de Educação Básica, é a:

A tese central do trecho é apresentada, na primeira frase, por meio da seguinte estratégia:

A noção de polifonia se sustenta na ideia de que:

No texto de hooks, o uso da terceira pessoa para se referir aos africanos indica um afastamento:

A função do uso dos parênteses, no último parágrafo, é:

Em “A padronização, a gramatização, a ortografização de uma língua têm constituído", a sequência de substantivos apresenta uma relação de:

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