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A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.

Uma roda gigante possui um raio de 20 m e realiza um quarto

de volta em 12 s. Uma pessoa está sentada em uma das

“cadeirinhas".

Com base nessa situação hipotética, julgue o item

subsequente.

A aceleração centrípeta (aC) da pessoa é igual a

Um bloco, de massa mB e peso X, é preso a um dinamômetro e totalmente mergulhado em água (massa específica A). Nessa situação, o dinamômetro marca Y. Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item considerando X e Y em Newtons (N).

A massa específica do bloco (ρB) é expressa por

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.

A resistência elétrica equivalente do circuito mostrado

na figura é igual a 24 Ω.

Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio e no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue os itens a seguir.

A oferta da EJA é organizada em regime anual, atendendo parte da Educação Básica e compreendendo somente os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

A velocidade de um objeto é dada pela equação v = 20 - 4 .t +3 . t² , onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Utilizando essa equação, julgue os itens que se seguem.

Após 4 segundos, a aceleração do objeto é igual a 24 m/s².

Utilizando como referência o gráfico força (F) versus tempo (t) apresentado acima, julgue o item subsequente.

O valor do impulso produzido pela força no intervalo de

tempo de 0 a 20 s é igual a 7 10³ N s.

A primeira lei da termodinâmica pode ser considerada como outra forma de enunciar a lei da conservação da energia, ou seja, a variação de energia de um sistema é igual à diferença entre a energia recebida pelo sistema e a energia fornecida por um sistema. A respeito da primeira lei da termodinâmica, julgue o próximo item.

Um gás é aquecido e descreve uma reta vertical em um

diagrama PV do estado inicial (2,0 · 10 5 Pa e 4 m³ ) ao

estado final (5,0 · 105 Pa e 3 m³ ). O trabalho realizado

pelo gás sobre o ambiente é de 900 kJ.

Max Plank e Albert Einstein iniciaram a formulação da teoria

dos quanta, segundo a qual a radiação eletromagnética é

emitida e se propaga em pequenos pulsos de energia,

chamados pacotes de energia, quanta ou fótons. A respeito

da radiação eletromagnética, julgue os itens que se seguem,

considerando que a velocidade de uma radiação

eletromagnética no vácuo (c) seja de aproximadamente

3 · 108 m/s e que a constante de Planck (h) equivalha a

aproximadamente 4 · 10-15 eV.s.

O comprimento de onda (λ) da radiação eletromagnética

associada a um fóton de 6 eV (elétron-volt) é

igual a 2 · 10-7 m.

Sem dúvida, a teoria quântica é uma construção

científica de notável originalidade e solidez experimental.

Além de ter sido um dos pilares da física do século XX, essa

teoria também levou a importantes mudanças de paradigma

em domínios como o da filosofia da ciência.

Internet: (com adaptações).

Em relação à teoria quântica da matéria e da radiação, julgue

os itens a seguir.

Einstein ampliou o conceito de quantum de luz (fóton) ao

propor que um quantum de luz possui um momento

linear (p) correspondente a

onde h é a constante

de Plank e λ o comprimento de onda.

Um cíclotron, para acelerar prótons (massa do

próton ≅ 1,6 · 10 -27 kg e carga elétrica do

próton = 1,6 · 10 -19 C), possui um campo magnético de 2,0 T e

um raio máximo de 50 cm.

Considerando esse caso hipotético, julgue o item seguinte.

A frequência (f ) do cíclotron, em hertz, é de 8 π . 108 .

Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio e no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue os itens a seguir.

O currículo de Ensino Médio da SEEDF caracteriza-se pela organização dos conteúdos em dimensões curriculares interdisciplinares e por apresentar matriz curricular dividida, por áreas do conhecimento definidas a partir da perspectiva geral da pedagogia dos multiletramentos, em catorze dimensões.

Em 1905 Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita. No caso, o adjetivo "restrita" é usado para indicar que a teoria se aplica somente a referenciais inerciais. A respeito dessa teoria, julgue os itens a seguir.

A velocidade da luz não é constante para todos os observadores. Depende do referencial inercial em que se situa o observador.

A velocidade de um objeto é dada pela equação v = 20 - 4 .t +3 . t² , onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Utilizando essa equação, julgue os itens que se seguem.

A função da posição (x ) em função do tempo (t ), sabendo

que a posição inicial é o zero, é expressa por x = 20.t - 4.t + t³

Segundo o princípio da conservação da energia, a energia mecânica total de um sistema que não sofre a ação de forças externas permanece constante. Assim, a energia é conservada quando a energia mecânica total é inalterada. Com base no princípio da conservação da energia, julgue o item a seguir, considerando que a aceleração da gravidade (g) seja igual a 10 m / s² .

Uma bola de 380 g foi arremessada verticalmente, de baixo para cima, com velocidade inicial de módulo igual a 10 m/s. A altura máxima (h), em metros, que a bola atinge, supondo que a resistência do ar seja desprezível, está situada no intervalo 4,8m < h < 5,1 m.

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