Um professor encontrou um termômetro com uma nomenclatura X. No manual de instruções, o professor verificou que a escala termométrica do termômetro possui as seguintes convenções: ponto de gelo 30ºX e ponto de vapor, 80ºX. Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A equação de conversão para a temperatura medida na escala X (tX) e na escala Celsius (tC) é expressa por tx = 2 . tc + 30.
Um próton apresenta uma trajetória que faz um ângulo de
60º com a direção de um campo magnético de 4 · 10 -3 T e
experimenta uma força magnética de 12 · 10 -17 N.
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item,
admitindo que a carga do próton seja igual a 1,6 · 10 -19C e o
sen 60º seja igual a
A velocidade (v) do próton é igual
Uma lente biconvexa simétrica de vidro (n = 1,4) está imersa
no ar (n = 1) e possui o raio de curvatura de suas faces igual a
15 cm.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item
subsequente, considerando que n seja o índice de refração.
A distância focal, em centímetros, da lente é
igual a 18,75.
Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.
Em 1905 Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita. No caso, o adjetivo "restrita" é usado para indicar que a teoria se aplica somente a referenciais inerciais. A respeito dessa teoria, julgue os itens a seguir.
A teoria da relatividade restrita é composta basicamente de dois postulados: o postulado da relatividade e o da velocidade da luz.
A função horária da posição é expressa por x t.
Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre
um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para
vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está
inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma
distância de 3 m.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)
seja igual a 10 m / s² .
A velocidade de subida do contêiner é igual a √30 m/s.
Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.
A potência dissipada no resistor de 6 Ω é igual a 54 W.
Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e
comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A
ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas
algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento
dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a
determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante
perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma
sociedade em que as tecnologias de informação e
comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma
correspondente e efetiva democratização do acesso e da
inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma
Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII,
ENPEC, 2011 (com adaptações).
Em relação às novas tecnologias de informação e
comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.
A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.
Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.
O gráfico acima expressa a posição versustempo referente ao deslocamento de um objeto. Com base nesse gráfico, julgue o próximo item.
A velocidade do automóvel no instante t = 5 s é igual a 5 m/s.
Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre
um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para
vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está
inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma
distância de 3 m.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)
seja igual a 10 m / s² .
O trabalho realizado pelo guindaste é de +900 kJ.
Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.
A corrente elétrica que passa no resistor de 4 Ω é igual a 3 A.
Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).
Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.
A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a
partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o
uso de softwares de animação e simulação que
possibilitem uma abordagem mais interativa dos
conteúdos de física.