Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado

Um professor encontrou um termômetro com uma nomenclatura X. No manual de instruções, o professor verificou que a escala termométrica do termômetro possui as seguintes convenções: ponto de gelo 30ºX e ponto de vapor, 80ºX. Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A equação de conversão para a temperatura medida na escala X (tX) e na escala Celsius (tC) é expressa por tx = 2 . tc + 30.

Um próton apresenta uma trajetória que faz um ângulo de

60º com a direção de um campo magnético de 4 · 10 -3 T e

experimenta uma força magnética de 12 · 10 -17 N.

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item,

admitindo que a carga do próton seja igual a 1,6 · 10 -19C e o

sen 60º seja igual a

A velocidade (v) do próton é igual

Uma lente biconvexa simétrica de vidro (n = 1,4) está imersa

no ar (n = 1) e possui o raio de curvatura de suas faces igual a

15 cm.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item

subsequente, considerando que n seja o índice de refração.

A distância focal, em centímetros, da lente é

igual a 18,75.

Em 1905 Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita. No caso, o adjetivo "restrita" é usado para indicar que a teoria se aplica somente a referenciais inerciais. A respeito dessa teoria, julgue os itens a seguir.

A teoria da relatividade restrita é composta basicamente de dois postulados: o postulado da relatividade e o da velocidade da luz.

O gráfico acima expressa a função horária da posição (x) de um móvel em trajetória retilínea, realizando um movimento uniforme. Com base nesse gráfico, julgue o item seguinte.

A função horária da posição é expressa por x t.

Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre

um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para

vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está

inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma

distância de 3 m.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)

seja igual a 10 m / s² .

A velocidade de subida do contêiner é igual a √30 m/s.

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.

A potência dissipada no resistor de 6 Ω é igual a 54 W.

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A

ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas

algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento

dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a

determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante

perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma

sociedade em que as tecnologias de informação e

comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma

correspondente e efetiva democratização do acesso e da

inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas

Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma

Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII,

ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

O gráfico acima expressa a posição versustempo referente ao deslocamento de um objeto. Com base nesse gráfico, julgue o próximo item.

A velocidade do automóvel no instante t = 5 s é igual a 5 m/s.

Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre

um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para

vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está

inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma

distância de 3 m.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)

seja igual a 10 m / s² .

O trabalho realizado pelo guindaste é de +900 kJ.

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.

A corrente elétrica que passa no resistor de 4 Ω é igual a 3 A.

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a

partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o

uso de softwares de animação e simulação que

possibilitem uma abordagem mais interativa dos

conteúdos de física.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282