Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica definem a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) em todos os níveis e em todas as etapas e modalidades, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino. Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, julgue os itens seguintes.

O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

Na Figura 2, foram utilizadas linhas geométricas suaves, fluidas e sem muita rigidez para definir as formas das rosas.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da

Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro

de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes

Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas

convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos

espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na

área externa do Complexo Cultural Funarte.

Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os

itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e

sociedade.

A arte contemporânea tem como característica ser direcionada a público mais específico, ou seja, outros artistas e uma classe que possua conhecimento acerca dos objetos artísticos.

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e

o livro estão novamente em questão. O modo de percepção

desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a

linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais

superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção

centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do

texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que

passou a considerar a sua autonomia na produção de

sentidos.

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

Tendo o processo criativo como principal produto para avaliação, o professor deve estabelecer critérios para comparação entre os trabalhos individuais realizados pelos alunos.

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

O pontilhismo, técnica apresentada na Figura 1, é definido pela representação de imagens por pontos ou fragmentos.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da

Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro

de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes

Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas

convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos

espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na

área externa do Complexo Cultural Funarte.

Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os

itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e

sociedade.

As obras expostas em museus trazem, de alguma maneira, questões sociais importantes para serem discutidas com os alunos, entretanto não se encontram expostas obras que envolvam questões religiosas ou políticas.

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e

o livro estão novamente em questão. O modo de percepção

desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a

linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais

superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção

centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do

texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A cena simultânea foi um recurso utilizado pelo teatro medieval.

A respeito da diversidade musical brasileira, julgue os itens seguintes.

Em 2016 comemorou-se o centenário da composição Pelo Telefone, canção composta por Donga e Mauro de Almeida e considerada como o primeiro samba gravado no Brasil. A partir desse momento, o samba foi se modificando e criando diversos subgêneros, tais como o samba de breque, o samba-canção, o samba de enredo, o samba-exaltação e o partido alto. Uma das características mais marcantes do samba de enredo é sua instrumentação, caracterizada por teclado, violão sete cordas e cavaquinho.

Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações

e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o

artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte

pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um

estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para

compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como

a transformá-la.

Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,

Editora Zahar, 1983 (com adaptações).

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino

da arte como maneira de ampliar o horizonte de

possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade

de expressão e de interpretação da realidade, julgue os

seguintes itens.

A criança, por meio de uma linguagem simbólica, expressa, em seus trabalhos de arte, a sua própria realidade, a partir de suas experiências em relação ao meio e a si mesma.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da

Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro

de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes

Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas

convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos

espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na

área externa do Complexo Cultural Funarte.

Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os

itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e

sociedade.

Atualmente o ambiente dos museus está menos imponente e intimidador e tem-se tornado, cada vez mais, um espaço de educação informal, de troca de opiniões e de convivência.

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.

O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas. Boal, 1996. No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

Criatividade e imaginação são faculdades humanas independentes nos processos artísticos.

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282