Observando-se o texto do Hino de Jambeiro, percebe-se que o autor enaltece a natureza do Município, entre certas passagens, quando se refere a:
Observe as frases abaixo, analise-as e assinale a alternativa cuja frase apresenta um predicado nominal:
Assinale, entre as alternativas abaixo. a que apresenta corretamente o conceito de polissem ia:
Parte do Município de Jambeiro é banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba), que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões ______ e ______, que passam pela cidade.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que completa corretamente o texto acima, sobre a hidrografia do Município de Jambeiro:
Na letra do Hino de Jambeiro, acima reproduzida, as expressões torrão, estirpes. nacarados e fanal, têm respectivamente o mesmo significado de:
Assinale a alternativa correspondente à frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome respectivamente:
No início do século XX, a região de Jambeiro possuía grandes plantações de café. Com a queda do preço do café no final dos anos 20 do século XX houve o êxodo de muitas famílias jambeirenses para outras regiões do Estado (fenômeno também ocorrido em todas as pequenas cidades do Vale), passando a economia a basear-se na pecuária leiteira, que emprega reduzida mão-de-obra.
Em consequência, a população do município chegou a cair, na década de 60, para menos de 3000 habitantes. A atividade comercial. bastante intensa na época do café, foi muito abalada na década de 30 do século XX, em virtude da mudança de grande número de famílias para as _____________________________________________.
O artigo 5° da Lei 1722/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de Jambeiro, que estabelece a proposta educacional do Município, com suas respectivas diretrizes, objetos, metas e ações, "Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com _______________________________________ avaliar a execução do PME, estabelecendo os mecanismos, necessários ao acompanhamento das metas".
A lacuna do texto do Artigo 5°, transcrito acima, pode ser completada corretamente, com uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
O trabalho desenvolvido através dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo), demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas. Por tratarem de questões sociais contemporâneas, que tocam profundamente o exercício de cidadania, os temas transversais oferecem inúmeras possibilidades para o uso da palavra, permitindo muitas articulações com a área de Língua Portuguesa, como: I - A possibilidade de poder expressar-se autenticamente sobre questões efetivas. II - A diversidade dos pontos de vista e as formas de enuncia-los. III - A convivência com outras posições ideológicas, permitindo o exercício democrático. IV - Os domínios lexicais articulados às diversas temáticas. V - A impossibilidade de um trabalho integrado de várias áreas. Os temas transversais permitem articulações com a área de Língua Portuguesa, apenas em:
O rádio, um abrangente veículo de comunicação presente no cotidiano, abre diversas possibilidades para o trabalho com os sons e a palavra falada em Língua Portuguesa: I - Estudando a programação das emissoras (AM/FM) e as marcas que caracterizam a fala dos diversos apresentadores e disc-joqueis, por meio de gravações e transcrições II - Analisando o radiojornalismo e confrontando-o com outras mídias. III - Produzindo programas radiofônicos com os alunos - a Rádio Recreio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para Terceiro e quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas:
Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação, numerados de acordo com o quadro abaixo. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora
( ) caça
( ) pontapé
( ) planalto
( ) anoitecer
( ) transcontinental
A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23°15'13" sul e na longitude 45°41'16" oeste, estando a uma altitude de 1695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5500 habitantes e a densidade demográfica 30,20h/km².
Do texto acima, a única informação errada refere-se a:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que representa o princípio fundamental da Escola Inclusiva segundo a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas, na área de necessidades educativas especiais.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para as séries/anos finais do Ensino Fundamental: "No que diz respeito à prática de leitura de texto, por exemplo, a estipulação de leitura de um mesmo gênero por alunos de diferentes ciclos, ou num mesmo ciclo em diferentes momentos, não implica que o texto selecionado deva ser o mesmo, que a leitura se dê da mesma maneira. Uma charge política, por exemplo, supõe conhecimento de mundo e experiência político-social que podem não estar presentes para um aluno de 11 anos. Dessa forma, sua leitura pode diferenciar-se tanto da que for realizada por um aluno de 14 anos, quanto da que for feita por um de 17. O mesmo raciocínio se aplica a um poema. uma crônica. uma notícia, uma carta de solicitação ou uma reportagem. Nesse sentido, a intervenção do professor e consequentemente, os aspectos a serem tematizados tanto poderão ser diferentes quanto análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades, de participação e de transformação das questões envolvidas. poderão ser os mesmos, tratados com. ____________________________”