O jogo educativo surgiu a partir da compreensão da necessidade da criança brincar e da tarefa de educar, fazendo com que seja entendido como "metade jogo, metade educação", assumindo duas importantes características atualmente na educação: uma função que propicia diversão, prazer e desprazer ao ser escolhido espontaneamente pela própria criança e uma outra função que é apontada como facilitador de aprendizagem.
O desafio do educador é buscar e manter o equilíbrio entre estas duas funções que caracterizam o jogo educativo a partir de uma prática pedagógica intencional, visando não só a organização do espaço escolar, tornando-o propício para a execução dos jogos, mas também fazer a relação dos brinquedos a partir dos objetivos traçados.
As funções a que o texto acima se refere são respectivamente:
A construção de um Projeto Político Pedagógico é uma tarefa que exige seriedade, estudo, reflexão, diálogo, participação.
Sabe-se que a escola enfrenta inúmeras dificuldades, e, também, que uma construção coletiva envolve atritos/conflitos, afinal, cada ser é único e traz sua própria história, mas acredita-se que I é na divergência que acontecem as maiores conquistas.
O envolvimento do coletivo na construção do PPP permite que os sujeitos descubram juntos os caminhos da convivência e das ações.
Acredita-se num PPP que ganhe vida no dia a dia da escola, construindo e reconstruindo na teoria e na prática diária, que ultrapasse a ideia de frases aparentemente bem formuladas, mas, redigidas a partir de um único olhar e que assuma seu verdadeiro caráter de coletivo e inacabado, até mesmo pelo fato de ser escrito com a contribuição do coletivo em prol da instituição.
Pelo texto acima, pode-se concluir que a construção coletiva do trabalho pedagógico está associada a uma gestão:
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I - O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.
II - O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
III - O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativa~ à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
IV - A socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
V - O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Dos princípios relacionados acima, constam do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria do ensino:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:
1 – Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição e em locais adequados, nos quais os discentes não sejam expostos a conclusões errôneas por parte de pessoas que desconheçam a integra dos assuntos.
2 – Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.
3 – Manter sigilo quando se tratar de assunto que possa expor os alunos a situações constrangedoras.
4 – Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.
5 – Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos em locais adequados, como corredores e pátios.
Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente apenas: