Observando-se o texto do Hino de Jambeiro, percebe-se que o autor enaltece a natureza do Município, entre certas passagens, quando se refere a:
Observe as frases abaixo, analise-as e assinale a alternativa cuja frase apresenta um predicado nominal:
Assinale, entre as alternativas abaixo. a que apresenta corretamente o conceito de polissem ia:
Parte do Município de Jambeiro é banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba), que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões ______ e ______, que passam pela cidade.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que completa corretamente o texto acima, sobre a hidrografia do Município de Jambeiro:
O jogo educativo surgiu a partir da compreensão da necessidade da criança brincar e da tarefa de educar, fazendo com que seja entendido como "metade jogo, metade educação", assumindo duas importantes características atualmente na educação: uma função que propicia diversão, prazer e desprazer ao ser escolhido espontaneamente pela própria criança e uma outra função que é apontada como facilitador de aprendizagem.
O desafio do educador é buscar e manter o equilíbrio entre estas duas funções que caracterizam o jogo educativo a partir de uma prática pedagógica intencional, visando não só a organização do espaço escolar, tornando-o propício para a execução dos jogos, mas também fazer a relação dos brinquedos a partir dos objetivos traçados.
As funções a que o texto acima se refere são respectivamente:
A construção de um Projeto Político Pedagógico é uma tarefa que exige seriedade, estudo, reflexão, diálogo, participação.
Sabe-se que a escola enfrenta inúmeras dificuldades, e, também, que uma construção coletiva envolve atritos/conflitos, afinal, cada ser é único e traz sua própria história, mas acredita-se que I é na divergência que acontecem as maiores conquistas.
O envolvimento do coletivo na construção do PPP permite que os sujeitos descubram juntos os caminhos da convivência e das ações.
Acredita-se num PPP que ganhe vida no dia a dia da escola, construindo e reconstruindo na teoria e na prática diária, que ultrapasse a ideia de frases aparentemente bem formuladas, mas, redigidas a partir de um único olhar e que assuma seu verdadeiro caráter de coletivo e inacabado, até mesmo pelo fato de ser escrito com a contribuição do coletivo em prol da instituição.
Pelo texto acima, pode-se concluir que a construção coletiva do trabalho pedagógico está associada a uma gestão:
Na letra do Hino de Jambeiro, acima reproduzida, as expressões torrão, estirpes. nacarados e fanal, têm respectivamente o mesmo significado de:
Assinale a alternativa correspondente à frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome respectivamente:
No início do século XX, a região de Jambeiro possuía grandes plantações de café. Com a queda do preço do café no final dos anos 20 do século XX houve o êxodo de muitas famílias jambeirenses para outras regiões do Estado (fenômeno também ocorrido em todas as pequenas cidades do Vale), passando a economia a basear-se na pecuária leiteira, que emprega reduzida mão-de-obra.
Em consequência, a população do município chegou a cair, na década de 60, para menos de 3000 habitantes. A atividade comercial. bastante intensa na época do café, foi muito abalada na década de 30 do século XX, em virtude da mudança de grande número de famílias para as _____________________________________________.
O artigo 5° da Lei 1722/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de Jambeiro, que estabelece a proposta educacional do Município, com suas respectivas diretrizes, objetos, metas e ações, "Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com _______________________________________ avaliar a execução do PME, estabelecendo os mecanismos, necessários ao acompanhamento das metas".
A lacuna do texto do Artigo 5°, transcrito acima, pode ser completada corretamente, com uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I - O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.
II - O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
III - O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativa~ à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
IV - A socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
V - O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Dos princípios relacionados acima, constam do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria do ensino:
Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação, numerados de acordo com o quadro abaixo. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora
( ) caça
( ) pontapé
( ) planalto
( ) anoitecer
( ) transcontinental
A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23°15'13" sul e na longitude 45°41'16" oeste, estando a uma altitude de 1695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5500 habitantes e a densidade demográfica 30,20h/km².
Do texto acima, a única informação errada refere-se a:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas: