Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q689972

Assinale a alternativa correta quanto ao que ocupa um papel relevante na articulação das políticas sociais e na sua relação com a reprodução do capital, sendo uma questão estrutural do capitalismo, envolvendo toda a capacidade de mobilização de recursos que o Estado tem para intervir na economia e nas políticas públicas.

Carregando...
Q689965

O documento Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, publicado em 2010, é apresentado pelo CFESS com a finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde. O documento considera que os assistentes sociais na saúde atuam em grandes eixos que são:

Carregando...
Q689984

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no seu Art. 3º, são princípios do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) a serem operacionalizados na Atenção Básica:

Carregando...
Q689960

Assinale a alternativa correta quanto aos fenômenos históricos que caracterizam as particularidades constitutivas do capitalismo na formação social brasileira como elementos determinantes das particularidades da “questão social” assinalados por Santos (2010).

Carregando...
Q689977

A mobilização, participação e controle social configuram-se como eixos de atuação dos assistentes sociais no âmbito da política de saúde. Assinale a alternativa correta quanto aos objetivos dessas ações.

Carregando...
Q689958

As economias capitalistas, desde a década de 1970, têm alterado o tratamento teórico da questão social. Tornou-se consenso, nos meios profissionais e acadêmicos do Serviço Social, a questão social como pedra de toque nas concepções teórico-práticas do Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à noção de questão social presente no Serviço Social, a partir de uma perspectiva teórico-crítico-marxista.

Carregando...
Q689969

Assinale a alternativa correta que corresponde ao potencial ético-político da intervenção do profissional de Serviço Social nas ações de educação em saúde.

Carregando...
Q689976

Assinale a alternativa correta quanto aos argumentos apresentados pelo Banco Mundial a favor da necessidade da reforma na Previdência Social no Brasil, desde a década de 1990.

Carregando...
Q689957

Assinale a alternativa correta quanto aos eixos de preocupações fundamentais do Movimento de Reconceituação do Serviço Social analisados por Iamamoto (1998).

Carregando...
Q689983

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, a qual aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, serão denominados:

Carregando...
Q689964

Avalie o conteúdo dos itens por V para verdadeiro ou F para falso, com base na relação entre o Serviço Social e o projeto profissional, possibilidades e limites colocados para os assistentes sociais.

( ) A “desregulamentação" e a “flexibilização" que o grande capital vem implementando nas relações e condições de trabalho afetam os padrões de produção consolidados e não os direitos laborais conquistados pela classe trabalhadora.

( ) A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada pela condição de assalariamento de seus profissionais e pela construção democrática de espaços coletivos, juntamente com outras categorias profissionais e movimentos sociais.

( ) No contexto de profundas transformações societárias, de retração e desregulamentação do trabalho acentuam-se os problemas sociais. O conjunto dessas alterações incide diretamente na materialidade e na sociabilidade do sujeito vivo, repercutindo na saúde física e mental dos assistentes sociais, nas formas de objetivação e subjetivação do seu trabalho.

( ) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q689971

Evilasio Salvador (2017) analisa o orçamento da seguridade social e sua relação com a política de ajuste fiscal no Brasil. Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso, com base em suas linhas argumentativas.

( ) Como parte da política de ajuste fiscal, em curso desde 1993, que prioriza a realização de superávits primários para o pagamento de juros, encargos e amortização da dívida pública, o Governo Federal vem se apropriando das contribuições sociais destinadas à seguridade social.

( ) A tendência atual é de elevados déficits previdenciários o que justifica as reformas previdenciárias como saída sustentável.

( ) As renúncias tributárias sobre as contribuições sociais se destacam como outro instrumento de política fiscal que vem agravando a retirada de recursos para o financiamento da seguridade social.

( ) O Brasil compromete, há pelo menos 25 anos, cerca de um terço do orçamento público anual com a implementação de políticas sociais, programa e ações em prol do desenvolvimento social.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q689956

José Paulo Netto (1996) afirma que o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social. Neste sentido, assinale a alternativa correta quanto aos sincretismos apontados pelo autor.

Carregando...
Q689970

Assinale a alternativa correta, que corresponde ao conjunto organizado, coerente, sistemático, planejado de diversas políticas sociais, financiado pelo fundo público e que garante ampliação de direitos, bens e serviços sociais, nas áreas de emprego, saúde, previdência, habitação, assistência social, educação, transporte, entre outros bens e serviços públicos.

Carregando...
Q689968

A educação em saúde é um dos principais instrumentos do trabalho profissional do assistente social no campo da saúde, no entanto tem historicamente assumido concepções diversas, modelos distintos e até mesmo divergentes quanto às ações socioeducativas. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à definição dos modelos de educação em saúde.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282