A fração geradora pode ser representada na forma de dízima periódica como:
É dado que a equação de segundo grau sobre a variável possui exatamente uma raiz real. Sabendo ainda que , os possíveis valores b de são:
Na figura abaixo, as retas
Elas são cortadas por duas transversais. A primeira intersecta
Ao realizar a medição do peso de quatro recém-nascidos, foram obtidos os seguintes valores em quilogramas: 3,200 kg, 3,100 kg, 4,800 kg e 3,700 kg. A média e a variância populacional desses valores são, respectivamente, iguais a:
São elementos estruturantes do ensino e de seu planejamento:
André Chervel estuda a história das disciplinas, as disciplinas escolares como criações do sistema escolar e mostra como todo conhecimento sofre a ação pedagógica num processo chamado transposição didática. Segundo esse autor, esse processo visa:
Do ponto de vista da abordagem sociointeracionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento da criança, é correto entender que:
As palavras destacadas neste trecho “ tinha tanta endorfina e serotonina que doeu" (l. 02 e 03) são:
Temos uma sequência de quatro números inteiros positivos, onde cada número é igual ao dobro do número que o antecede na sequência. Sabendo que o produto desses números é igual a 1024, podemos afirmar corretamente que o valor de é igual a:
A fim de transformar uma medida de metros cúbicos para centímetros cúbicos, essa medida deve ser multiplicada por:
Na organização curricular de uma escola, o planejamento é ação determinante dos resultados satisfatórios de aprendizagem. Assim, segundo Gandin e Cruz, no livro Planejamento da Sala de Aula, publicado em 2014, a escola deve ter um plano com os seguintes marcos:
No livro A prática do planejamento participativo, segundo Danilo Gandin, um planejamento de sala de aula, sob o ponto de vista técnico, é aquele em que podemos afirmar que:
Considerando-se este fragmento textual “Eu não sei se a dor de hoje me fará sair de casa de forma diferente" (l. 08), há correção ao se afirmar o quê?
Seja S o conjunto dos números pares entre 1 e 9. A quantidade de subconjuntos de é igual a: