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Há, segundo Cipriano Carlos Luckesi, três perspectivas de análise da relação educação e sociedade. Em conformidade com suas teorias, marque a opção verdadeira.

A tabela abaixo mostra alguns valores de uma função de segundo grau dada por

São dados dois números com as seguintes propriedades: Cinco vezes o número menor é igual à soma do número maior com 3. A soma dos dois números é igual a 20. Quais os valores desses dois números?

Furacões com ventos ininterruptos de 117 km/h, ou mais, foram classificados por Herbert Saffir e Robert Simpson, então diretor do Centro Nacional de Furacões (CNF) nos Estados Unidos, no início dos anos 1970. A escala Saffir-Simpson atribui uma categoria de 1 a 5 a cada furacão. Essa classificação é considerada simplista por muitos cientistas, pois a atribuição da categoria baseia-se tão somente na velocidade dos ventos, ignorando outros importantes fatores que podem influenciar na quantidade de danos causados, como o nível de inundação ou o fato do furacão atingir uma área urbana ou uma área rural. Apesar disso, Saffir e Simpson também propuseram estimativas para a altura da elevação do nível do mar e para a pressão atmosférica, em cada categoria, como indicados na tabela abaixo. Em 2009, o CNF removeu essas estimativas da escala, após constatar que em certos furacões, como no Katrina (2005) e no Ike (2008), a quantidade de inundação foi maior do que a prevista na escala, e em outros, como no Charley (2004), tal quantidade foi menor do que a prevista. Hoje, as estimativas de inundação são feitas baseadas em modelos computadorizados e não na escala de Saffir-Simpson.


Com base no texto e na tabela, podemos interpretar corretamente que:

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.

Segundo Ângela Klein, no livro Alfabetização, quem tem medo de ensinar, publicado pela Cortez em 1996, as categorias fundamentais para descrição de uma teoria crítica da educação seriam história, totalidade e luta de classes. Para a descrição das teorias críticas em educação, podemos assegurar que:

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