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Há, segundo Cipriano Carlos Luckesi, três perspectivas de análise da relação educação e sociedade. Em conformidade com suas teorias, marque a opção verdadeira.

Com base no contexto em que foi escrito, pode-se recuperar o texto, logo existe nele intenção e interação, e isso faz do texto discurso, “como produto acabado de uma ação discursiva" (KOCH, 2004, XII), definido por Maingueneau (2000, p. 43) como a “atividade de sujeitos inscritos em contextos determinados". Acima, vê-se uma situação de comunicação em que um falante concebe o referente “drogas" como substância entorpecente, e o seu ouvinte, como algo sem valor, insignificante, neste caso uma gíria. Esta charge, lida por um lusófono que desconhece o Brasil e seus problemas, um macaísta (de Macau), por exemplo, não teria a devida compreensão. Esse “desacordo de significação" deve-se a quê?

O ensino de conteúdos relacionados à morfossintaxe baseado somente na gramática tradicional e normativa apresenta certos obstáculos para a devida aprendizagem, uma vez que a maioria dos gramáticos ignora, por exemplo, a existência de algumas orações subordinadas por não as incluírem no rol dessas orações. Que alternativa apresenta um exemplo desse tipo de oração?

Considerando este fragmento de Possenti (1997, p. 110) – “Os dialetos de uma determinada língua e as línguas faladas por povos de menor prestígio não são inerentemente inferiores e, portanto, não são nem pobres, do ponto de vista de sua organização estrutural, nem indicadores de pobreza mental de seus falantes", que princípio se coaduna efetivamente com tal assertiva?

Entre as características seguintes apenas uma vincula-se aos gêneros textuais, e as outras, aos tipos textuais. Assinale a característica relacionada aos gêneros textuais.

No tocante à organização do aprendizado na disciplina de Língua Portuguesa, no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, o requisito básico é:

Ao fazer, por exemplo, a apresentação oral para a realização de um trabalho em equipe, considerando-se o processo de produção de textos orais em sala de aula de Língua Portuguesa, entre outras capacidades, qual se espera do aluno?

Observe esta atividade: “ 1. O programa 'Fala, maluco', de uma rádio paulistana, promoveu um concurso de gírias para premiar autores de frases curiosas produzidas no linguajar dos jovens e das ruas. Leia, a seguir, as frases premiadas e transcreva-as na variedade culta. a) 'Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área'. b) 'Aê, tô zarpando fora que fiquei de cruzar com uns camaradas pra colar num pico classe A'. c) 'Aê, Tuquinha, se liga, lagarto, que eu vou marcar uma mão pra você devolver minha lupa'"
(https://drive.google.com/file/d/0B4JDc6xNduXcMFkxU0pjcXNn bzg/view. Acesso em 15/09/17).

Esse tipo de tarefa relaciona-se predominantemente a que proposta de atividade apresentada pelos PCN?

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.

Segundo Ângela Klein, no livro Alfabetização, quem tem medo de ensinar, publicado pela Cortez em 1996, as categorias fundamentais para descrição de uma teoria crítica da educação seriam história, totalidade e luta de classes. Para a descrição das teorias críticas em educação, podemos assegurar que:

Com relação às práticas didático-normativo-tradicionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998, p. 18) apresentam críticas negativas ao ensino tradicional. Especificamente quanto ao ensino e à aprendizagem da sintaxe, principalmente no nível interfrástico, qual crítica negativa relaciona-se intrinsecamente a esse tipo de situação de sala de aula de Língua Portuguesa?

A valorização das variedades linguísticas constitui um dos “valores e atitudes subjacentes às práticas de linguagem" (BRASIL, 1998, p. 64). Isso implica a proposta de incorporar a língua falada às aulas de gramática. Que argumento se incompatibiliza com a efetivação de tal proposta?

Na primeira série do terceiro ciclo do ensino fundamental, no que se refere às atividades de produção de textos, deve-se priorizar a criação de textos baseados na tipologia de base:

A elaboração dos PCN EXCLUI qual objetivo?

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