Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 40 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 40
Questões por página:
Q639133

Em uma sala de aula de Língua Portuguesa, o estudo das relações de coordenação e subordinação baseado na tradição escolar, ou seja, na gramática normativa, opõe-se a que tipo de prática didático-pedagógica?

Carregando...
Q639176

De fato, há diferentes tipos de gramática. Observe-se este conceito de gramática: “Para ele (Halliday), uma gramática [...] é essencialmente uma gramática 'natural', no sentido de que tudo nela pode ser explicado, em última instância, com referência a como a língua é usada. Seus objetivos são, realmente, os usos da língua, já que são estes que, através das gerações, têm dado forma ao sistema" (NEVES, 1997, p. 62). Tal conceito caracteriza a gramática:

Carregando...
Q639145

Com sustentação na teoria dos gêneros textuais (BAKHTIN, 1997, p. 279), constante dos PCN (BRASIL, 1998, p. 21), analise as definições seguintes e marque a opção correta.

I. O conteúdo temático é a “estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero".

II. A construção composicional define-se como aquilo “que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero".

III. O estilo são “configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de sequências que compõem o texto etc.".

Carregando...
Q639144

Para Antunes (2003, p. 79-83), o ensino de leitura apresenta implicações pedagógicas; ela afirma que o professor de Língua Portuguesa deve, por exemplo, promover “uma leitura do todo". O que isso significa dizer?

Carregando...
Q639132

Nem todos os textos são autoexplicativos; muitas vezes, o aluno deve preencher algumas lacunas com os seus conhecimentos prévios. Por esse motivo, o uso de textos que não se alinham a seu contexto sociocultural, apesar da globalização e do fácil acesso a informações, pode apresentar obstáculos, como é o caso de textos cujo teor se baseie, por exemplo, em culturas exóticas, como a japonesa e a hindu. Desse modo, a seleção de textos que têm maior proximidade com seu contexto sociocultural:

Carregando...
Q639137

Assinale a asserção que contraria o disposto no trecho em relevo deste fragmento de Oliveira et al (2003, p. 107): “Pesquisa realizada por Neves (1991, p. 45-48) aponta algumas conclusões com base na discussão sobre o ensino da gramática na escola, a saber: [...] os professores verificam que essa gramática 'não está servindo para nada'; apesar disso, os professores mantêm as aulas sistemáticas de gramática como um ritual imprescindível à legitimação de seu papel" (grifo da banca elaboradora).

Carregando...
Q639182

Com relação às expectativas de um professor de Língua Portuguesa em uma atividade de produção de um texto escrito, ele deve imprimir no aluno a capacidade de:

Carregando...
Q639187

Com referência aos critérios de avaliação constantes dos PCN, qual é a assertiva INCORRETA?

Carregando...
Q638723

Segundo Tizuko Kishimoto, no livro Jogos Tradicionais Infantis, editado pela editora Vozes, o jogo tradicional está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Acerca desses jogos, é verdadeiro afirmar.

Carregando...
Q639175

Cada item desta questão apresenta a definição de substantivo. Aponte aquela que se distancia mais dos postulados da gramática tradicional.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) C
  • 32) C
  • 33) B
  • 34) D
  • 35) D
  • 36) C
  • 37) D
  • 38) A
  • 39) A
  • 40) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282