Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q638721

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar.

Carregando...
Q638719

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Carregando...
Q639134

No último terceto do Soneto de Fidelidade – “Eu possa me dizer do amor (que tive):/ Que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja infinito enquanto dure", é bastante provável que um aluno do quarto ciclo do ensino fundamental seja capaz de identificar, no trecho em destaque, o elo semântico que expressa:

Carregando...
Q639184

Quanto aos valores e às atitudes subjacentes às práticas de linguagem, o preconceito linguístico vai de encontro:

Carregando...
Q639141

Em uma sala de aula da primeira série do terceiro ciclo, o sexto ano do ensino fundamental, em uma atividade de compreensão escrita, coloca-se para os alunos este trecho de um conhecidíssimo conto de fadas: “Era uma vez, uma linda princesa chamada Branca de Neve. [...] (Branca de Neve e o príncipe) eram observados pela malvada madrasta de Branca de Neve, a Rainha" (http://disneyjunior.disney.com.br/a-historiade-branca-de-neve. Acesso em 15/09/17). Com base nesse excerto e em uma das estratégias de leitura, os alunos devem deduzir, por meio de alguns termos constantes desse fragmento, que, possivelmente, a mãe de Branca de Neve morrera e que esta era filha de um rei. Esse tipo de estratégia usada para se desenvolver a compreensão leitora é denominado:

Carregando...
Q639177

Analise este fragmento textual, extraído de Koch (2004, p. 103): “os interactantes põem em ação um conjunto de estratégias de construção de sentido, entre as quais se contam as estratégias textual-interativas, que têm como objetivos, entre outros, facilitar a compreensão, introduzir esclarecimentos [...] modalizar aquilo que é dito ou, por vezes, refletir sobre a própria enunciação. Desta forma, podem-se considerar três conjuntos dessas estratégias: as formulativas, as metaformulativas e as metadiscursivas". Com base nesses aspectos, assinale a alternativa cujo conteúdo caracteriza as estratégias metadiscursivas.

Carregando...
Q639139

A articulação entre o sistema fonológico e o gráfico constitui um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Na imagem acima, vê-se um exemplo da interferência da modalidade falada da língua na escrita. Primeiramente, existe a forma verbal “tá" e, depois, os substantivos “pêxe" e “quêjo".

Tais fenômenos classificam-se, respectivamente, como:

Carregando...
Q638720

André Chervel estuda a história das disciplinas, as disciplinas escolares como criações do sistema escolar e mostra como todo conhecimento sofre a ação pedagógica num processo chamado transposição didática. Segundo esse autor, esse processo visa:

Carregando...
Q638725

Do ponto de vista da abordagem sociointeracionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento da criança, é correto entender que:

Carregando...
Q638717

Na organização curricular de uma escola, o planejamento é ação determinante dos resultados satisfatórios de aprendizagem. Assim, segundo Gandin e Cruz, no livro Planejamento da Sala de Aula, publicado em 2014, a escola deve ter um plano com os seguintes marcos:

Carregando...
Q638724

No livro A prática do planejamento participativo, segundo Danilo Gandin, um planejamento de sala de aula, sob o ponto de vista técnico, é aquele em que podemos afirmar que:

Carregando...
Q639183

Com vistas à relevância e à seleção dos conteúdos utilizados no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, deve-se levar em conta o seguinte:

Carregando...
Q639140

Este excerto, retirado dos PCN (1998, p. 7), expõe uma das capacidades que os alunos devem desenvolver e que constituem os objetivos do ensino fundamental: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais". Com base em Bagno (1999, p. 7), especificamente na “mitologia do preconceito linguístico", a que mito a capacidade retrocitada, contida nos PCN, se contrapõe?

Carregando...
Q639138

De acordo com os PCN, “é possível desenvolver um trabalho que permita ao aluno descobrir o funcionamento do sistema grafo-fonêmico da língua e as convenções ortográficas, analisando as relações entre a fala e a escrita, as restrições que o contexto impõe ao emprego das letras, os aspectos morfossintáticos, tratando a ortografia como porta de entrada para uma reflexão a respeito da língua, particularmente, da modalidade escrita" (BRASIL, 1998, p. 85). Assim, uma das implicações para que os alunos sejam exitosos nesse tipo de prática de análise linguística é:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) C
  • 17) D
  • 18) B
  • 19) B
  • 20) D
  • 21) D
  • 22) B
  • 23) D
  • 24) B
  • 25) B
  • 26) B
  • 27) C
  • 28) A
  • 29) A
  • 30) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282