Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q638809

O ensino da Educação Física pode ser dinamizado tendo como referência a utilização de diferentes estilos de ensino. Ao utilizarmos a referência dos estudos de Mosston e Ashwort (1996), podemos estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem de forma mais centrada no professor, na condução da aula, ou no aluno. Analise o exemplo de atividade que segue abaixo e, em seguida, assinale o estilo de ensino correspondente.
O professor reúne o grupo de alunos no centro da quadra e promove a explicação da atividade. Inicialmente, explica a execução do movimento que os estudantes devem fazer com a bola de basquete para treinar o drible. Em seguida, demonstra, estipula um número de repetições, ou um determinado tempo para a execução da tarefa, e solicita que os estudantes executem. O professor tem como objetivo de sua aula que os estudantes melhorem as habilidades relacionadas ao quicar e driblar a bola de basquete. Solicita aos estudantes que, em duplas, executem o quicar e o driblar a bola, trocando as posições depois de um determinado tempo. Antes de liberar a realização da atividade, reforça os pontos principais da execução do movimento, incentiva o estudante a melhorar cada vez mais a sua execução. Uma outra forma de promover a variação dessa atividade é a utilização de fichas por parte dos estudantes para que possam anotar os erros e acertos da realização da atividade. As fichas possibilitam verificar o progresso e a reconhecer o que conseguem fazer e as dificuldades.
Sobre o recorte da aula descrito acima, podemos informar que o estilo de ensino adotado pelo professor, pode ser definido como:

Carregando...
Q638811

O movimento crítico renovador da Educação Física que surge na década de 1980, caracterizou-se como um movimento de denúncias e críticas à escola, ao professor, à educação física e a sociedade. Nesse período, muitas propostas e abordagens surgem com o intuito de oferecer elementos para redimensionar o ensino da Educação Física na escola. Dentre as propostas que surgem nesse período, uma delas trouxe o intuito de “orientar os objetivos da educação física não diretamente para o corpo, mas indiretamente para a ação sobre a personalidade do aluno, dirigindo-o para metas específicas, ou seja, o 'funcionamento' do corpo dentro da esfera da cultura corporal de movimento" (BETTI, 1994, p. 14). Essa proposta ressalta ainda que: “não basta aprender habilidades motoras específicas do basquetebol; É preciso organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível [...] que o aluno seja preparado para incorporar o basquetebol e a corrida na sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível". Assinale abaixo a abordagem que corresponde a essas características.

Carregando...
Q638804

O professor de Educação Física, que pauta a proposta de sistematização dos conteúdos de ensino referenciado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, promove a organização dos conteúdos de ensino a partir dos blocos de conteúdos: a) esportes, jogos, lutas e ginásticas; b) conhecimento sobre o corpo e c) atividades rítmicas e expressivas. Nas afirmativas que seguem abaixo, assinale aquela que contém somente objetivos de ensino da Educação Física relacionados ao bloco de conteúdos conhecimento sobre o corpo.

I. Vivenciar de diferentes formas o desenvolvimento das capacidades físicas básicas e compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais).

II. Vivenciar o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras por meio das práticas da cultura corporal, da vivência dos jogos cooperativos.

III. Identificar e compreender as capacidades físicas básicas, bem como saber relacioná-las com as práticas da cultura corporal de movimento.

IV. Vivenciar diferentes manifestações das danças para percepção dos limites corporais e superação desses limites.

Carregando...
Q638816

No processo de ensino da Educação Física escolar, o professor pode deparar-se com diferentes abordagens pedagógicas que auxiliam o seu fazer docente. Sobre as diferentes abordagens de ensino, relacione as características com as respectivas propostas e, em seguida, assinale a sequência que apresenta a resposta correta, de cima para baixo.

(1) Abordagem construtivista-interacionista

(2) Abordagem crítico-emancipatória

(3) Abordagem saúde renovada

(4) Abordagem desenvolvimentista

(__) O objeto central dessa proposta é o se-movimentar humano. As atividades de ensino concentram sua atenção no processo de interação entre os alunos e a produção gestual.

(__) As aulas, na perspectiva dessa abordagem, devem privilegiar o desenvolvimento de capacidades físicas, como velocidade, agilidade, força, para que assim possa desenvolver-se uma boa aptidão física relacionada à saúde.

(__) Essa abordagem apresenta a ideia central de que é papel da Educação Física privilegiar a aprendizagem do movimento, proporcionando aos alunos experiências que garantam a aquisição de habilidades motoras e o desenvolvimento adequado do comportamento motor.

(__) O principal objetivo da Educação Física para essa abordagem é garantir o desenvolvimento da criança, num contexto de jogo, do brinquedo e da brincadeira. Parte-se do conceito de desenvolvimento que contempla além dos aspectos motores, a dimensão psicológica, a relação como meio e a aquisição e utilização desses aspectos para toda a vida.

Carregando...
Q638722

Há, segundo Cipriano Carlos Luckesi, três perspectivas de análise da relação educação e sociedade. Em conformidade com suas teorias, marque a opção verdadeira.

Carregando...
Q638803

A Educação Física, como componente curricular obrigatório no contexto escolar tem por objetivo potencializar a inserção do aluno no universo da cultura corporal de movimento e, ao mesmo tempo, promover espaços que possibilitem o pensamento crítico e reflexivo sobre a construção do conhecimento historicamente acumulado sobre os jogos, as brincadeiras, os esportes, as ginásticas, as lutas e as danças. Considerando a análise do papel da Educação Física na escola, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Carregando...
Q638808

A finalidade principal da instituição escolar é formar os estudantes para a cidadania. No que se refere aos fundamentos didático-pedagógicos que contribuam para a formação de cidadãos críticos, protagonistas e autônomos, nas aulas de Educação Física, assinale dentre os itens abaixo o aspecto que NÃO corresponde a esse objetivo.

Carregando...
Q638810

Sobre a aprendizagem motora e o desenvolvimento motor, analise os trechos abaixo e complete as frases, de acordo com as palavras-chave. Em seguida, escolha a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.

I. ______________________ é a mudança do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, que constantemente é aprimorada durante a experiência de vida do indivíduo, realizadas devido à interação entre condições ambientais, fatores biológicos do indivíduo em questão e necessidades específicas da tarefa a ser desempenhada (GALLAHUE & OZMUN, 2005).

II. ______________________ é um padrão de movimento fundamental realizado com precisão e exatidão na execução dos movimentos fundamentais e especializados (GALLAHUE & DONNELLY, 2003).

III. ______________________ é o estudo de alterações no aprendizado motor, controle motor e desenvolvimento motor realizadas pela interação do aprendizado e dos processos biológicos (GALLAHUE & OZMUN, 2003).

IV. ______________________ é uma série organizada de movimentos relacionados. Envolve realização de um movimento isolado que, por si só, é muito restrito para ser classificado como uma habilidade motora fundamental ou uma habilidade esportiva.

Carregando...
Q638726

Segundo Ângela Klein, no livro Alfabetização, quem tem medo de ensinar, publicado pela Cortez em 1996, as categorias fundamentais para descrição de uma teoria crítica da educação seriam história, totalidade e luta de classes. Para a descrição das teorias críticas em educação, podemos assegurar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282