Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 39 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 39
Questões por página:
Q638798

Sobre a avaliação proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro (3º) e quarto (4º) ciclos, nos itens abaixo, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso. Em seguida, assinale a alternativa que, de cima para baixo, apresenta a sequência correta.

(__) Propõe como critérios de avaliação: a) realizar as práticas da cultura corporal do movimento; b) valorizar a cultura corporal de movimento; c) relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida.

(__) Propõe como critérios de avaliação: a) enfrentar desafios colocados em situações de jogo e competições; b) estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhora da saúde individual e coletiva.

(__) O processo de avaliação no terceiro e no quarto ciclos deve levar em consideração a faixa etária dos alunos e o grau de autonomia e discernimento que possuem.

(__) Propõe privilegiar, na avaliação das habilidades esportivas, a utilização e aplicação de instrumentos que possam mensurar os aspectos motores, afetivos, motivacionais e subjetivos, tais como: ficha de avaliação individual, planilha de anotações diárias, relatórios e registros das aulas e diálogos com os alunos.

Carregando...
Q638717

Na organização curricular de uma escola, o planejamento é ação determinante dos resultados satisfatórios de aprendizagem. Assim, segundo Gandin e Cruz, no livro Planejamento da Sala de Aula, publicado em 2014, a escola deve ter um plano com os seguintes marcos:

Carregando...
Q638724

No livro A prática do planejamento participativo, segundo Danilo Gandin, um planejamento de sala de aula, sob o ponto de vista técnico, é aquele em que podemos afirmar que:

Carregando...
Q638800

As possibilidades educacionais que o esporte oferece para o desenvolvimento de uma série de conteúdos nas aulas de Educação Física podem ser categorizadas de acordo Machado; Galatti; Paes (2014) em três grandes eixos. Assinale abaixo o item que corresponde aos eixos e suas respectivas características.

A. Eixo técnico-tático

B. Eixo histórico-cultural

C. Eixo socioeducativo

(1) Corresponde aos princípios, valores e modos de comportamento; troca de papéis e altruísmo; coeducação, autonomia e analogias entre o que ocorre no âmbito esportivo e o contexto da vida.

(2) Corresponde aos aspectos históricos e ao conhecimento da evolução dos esportes; principais atletas e recordes; diferentes possibilidades de prática e curiosidades.

(3) Corresponde aos fundamentos técnicos; sistemas de jogo; métodos de ensino, aprendizagem e treinamento; preparação física; planejamento e organização de treinos.

Carregando...
Q638797

O cenário da Educação Física, a partir da década de 1980, passa por um processo de reconfiguração com questionamentos ao modelo pedagógico tecnicista, principalmente em virtude do debate no campo acadêmico, no qual o predomínio biológico e o paradigma da aptidão física passaram a ser questionados. Sobre esse momento histórico da Educação Física, leia as informações que seguem abaixo, reflita sobre elas e, ao final, assinale o item que contém a sequência correta.

(__) Nesse período os aspectos socioculturais passam a fazer parte dos debates acadêmicos da área em contraposição aos aspectos biológicos.

(__) O corpo era compreendido somente como um conjunto de ossos e músculos e não expressão da cultura, valorizado em seus aspectos bioanatomofisiológicos.

(__) O uso do termo cultura passou a ser utilizado em várias publicações da área, complementada com expressões como 'física', 'corporal', 'corporal de movimento', com sentidos diferentes e sem explicitação de suas origens.

(__) Mesmo diante do quadro de reconfiguração da Educação Física na sociedade, essas discussões não alteraram o papel da Educação Física na escola, seus objetivos específicos e metodologias, uma vez que o objetivo principal era a Educação Física em seu contexto mais amplo e não no contexto escolar.

Carregando...
Q638812

De acordo com Moura (2012), ao realizar uma análise no campo da Educação Física no que se refere à perspectiva cultural, o autor identificou três matrizes teóricas distintas que associam o termo cultura ao campo pedagógico da Educação Física. Assinale a sequência correta que apresenta as três matrizes teóricas da perspectiva cultural na Educação Física.

Carregando...
Q638805

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, segundo Darido (2003), esteve vinculada, historicamente, à realização de testes das capacidades físicas na escola, com o interesse de selecionar os mais habilidosos. No entanto, com a inserção de novas propostas metodológicas para o ensino da Educação Física, a avaliação passou a incluir instrumentos de avaliação que não tinham por objetivo somente mensurar as capacidades físicas. Sobre a utilização da avaliação nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q638723

Segundo Tizuko Kishimoto, no livro Jogos Tradicionais Infantis, editado pela editora Vozes, o jogo tradicional está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Acerca desses jogos, é verdadeiro afirmar.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) B
  • 33) C
  • 34) C
  • 35) A
  • 36) D
  • 37) A
  • 38) C
  • 39) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282