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“(...) toca em cheio na histeria do agora, sem falar diretamente dela". O verbo que substitui aquele em destaque é:

“O século XXI promove revoluções movidas a likes". A palavra em destaque é um:

Assinale a alternativa que contém uma crítica à sociedade atual.

Quanto à sintaxe da oração “O século XXI promove revoluções movidas a likes." é correto afirmar que o predicado em destaque é:

Nos termos do Decreto nº 1.171/1994, são deveres do servidor público, EXCETO:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." (Art. 205, Caput, da Constituição Federal de 1988).

Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que:

A ética está diretamente relacionada a alguns pressupostos: a justiça, a solidariedade, o respeito mútuo e o diálogo são alguns deles. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a ética é um eterno pensar, refletir, construir" (Brasil, 1998, p. 24).

A partir do texto exposto, pode-se afirmar que:

A redação do artigo 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe que o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Este artigo é composto por quatro itens.

A partir desta informação, marque a opção que NÃO faz parte do artigo 32.

Leia atentamente os textos a seguir para responder à questão.

Tomando-se como base o exposto nos textos I e II, é correto afirmar que:

O debate sobre a formação ética de crianças e jovens no campo da Educação, mais particularmente no que se refere à formação dada no espaço escolar, é imprescindível no grave momento de crise de valores que vive a sociedade contemporânea. Muito se fala na necessária afirmação da escola como responsável pela formação do caráter de sujeitos críticos, reflexivos, solidários e transformadores da realidade social por meio de uma educação para a cidadania. Nesse sentido, as perspectivas e ações de uma escola pensada para a formação ética e cidadã deve ser fundamentada:

No que diz respeito à formação ética/moral há também dois modos de conceber a tolerância em relação ao outro. Pode-se tomar um sentido preventivo: não fazer algo ruim, não molestar, não agredir para não sofrer ações recíprocas. Esse modo corresponde, no plano ético/moral, à aceitação cultural. Outra forma é aquela em que o sentido de interdição é retirado, tornando-a propositiva – fazer ao outro o que desejaríamos que ele nos fizesse, acompanhada por questões como: quais são os interesses do outro? De que maneira o outro pode tomar conhecimento dos nossos interesses? Em relação à segunda concepção de tolerância, podemos afirmar que nela há:

O fundamento de toda a linguagem é o dialogismo, essa relação com o outro. “A vida é dialógica por natureza. Viver significa participar de um diálogo" (BAKHTIN, 1961, p.293).“Viver significa ocupar uma posição de valores em cada um dos aspectos da vida". (BAKHTIN, 1979, p.201).

Neste sentido, as relações consigo mesmo e com o outro se apropriam de um princípio dialógico que é fundado pela:

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