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Quanto ao Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010, é correto afirmar que:

“Violência é um ato de brutalidade física e/ou psíquica contra alguém e caracteriza relações interpessoais descritas como de opressão, intimidação, medo e terror. A violência pode se manifestar por signos ou por símbolos, preconceitos, metáforas, desenhos, isto é, por qualquer coisa que possa ser interpretada como aviso de ameaça." (Cadernos de educação/FaE/PPGE/UFPel).

Para Bourdieu, a violência se expressa na imposição legítima e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, havendo uma correlação entre desigualdades sociais e escolares. Nesta perspectiva, Bourdieu se refere à violência:

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (2008), assegura a oferta de atendimento educacional especializado aos alunos que possuem:

I. Deficiências.

II. Transtornos globais do desenvolvimento.

III. Superdotação / altas habilidades.

IV. Dificuldade socioeconômica.

Seria correto afirmar que a oferta do referido atendimento deve acolher:

É inegável a diversidade humana. A escola, embora seja um espaço sociocultural em que as diferenças estão presentes, nem sempre considerou sua existência ou atentou para a sua complexidade, em todos os elementos do processo pedagógico.

As informações a seguir evidenciam aspectos importantes a serem analisados no que se refere à inclusão escolar.

Refletindo sobre as práticas da inclusão, é correto afirmar que:

Uma figura de linguagem marcante nesse gênero textual é a:

Em “As petições pululam na tela do computador", um sinônimo para o verbo em destaque é:

Ao narrar e descrever a vida de Primavera Ácrata Saiz das Neves, no intuito de definir um limite entre a discrição e a possibilidade que temos agora de nos promover, o autor faz uso de elementos linguísticos da:

Em “Primavera era em tudo o contrário. Apesar das perseguições que testemunhou e sofreu", a palavra em destaque insere uma:

João Vicente, servidor federal, investido no cargo efetivo de professor da UFRJ há 1 (um) ano, encaminhou ao Setor de Recursos Humanos requerimento para concessão de licença por motivo de afastamento de seu cônjuge, que foi deslocado para outro ponto do território nacional. Entretanto, seu pedido foi negado, sob a alegação de que o servidor se encontra em estágio probatório.

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, o motivo alegado pela Administração Pública:

Hoje já é evidente que a contribuição da escola não está exclusivamente relacionada ao saber científico. Sabe-se que a produção de conhecimentos na escola está relacionada ao reconhecimento das diferenças culturais e que por meio dessas diferenças conhecemos a história, a cultura e a ideologia de um país, lugar, grupo ou sociedade. Com isso, aprende-se a respeitar o que é “diferente", evitando atos de preconceito. Para que isso se concretize, é necessário que a escola pense seus objetivos considerando:

A função de assistente de alunos e a sua relação com os outros atores educacionais deve ser pensada, na atualidade, numa perspectiva de interação de toda a equipe, tendo como elemento mobilizador os educandos e seu cotidiano na escola. A partir desta frase, pode-se afirmar que o assistente de alunos:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, no que dispõe sobre a organização da Educação Básica, estabelecem-se como critérios de verificação do rendimento escolar os seguintes itens, EXCETO:

De acordo com o artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. Ainda no artigo 5º §1º,o poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

A diversidade cultural brasileira tem sido alvo de inúmeros estudos, na última década, no cenário educacional. Cada vez mais conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm se configurado por parte daqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã.

Assinale a opção que NÃO aborda a diversidade cultural como eixo norteador da afirmativa.

O texto “Discreta Primavera”, de Fernanda Torres, é uma crônica. Assinale a alternativa em que há uma característica desse gênero textual.

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