A reflexão de Parini sobre o ofício do professor evidencia um processo complexo da busca da identidade profissional. Disso deduz-se que
Em: “Nada encontraria senão o que há para encontrar” A palavra em destaque assume a função morfológica de
Pode-se inferir da leitura do texto que o autor defende uma educação que seja
Pela avaliação do texto como um todo, pode-se dizer que seu discurso segue um percurso rumo a uma linguagem
O fato responsável pela mudança de situação em torno da qual se estabelece o conflito é
Em: “Um roubava o outro, e este, um terceiro, e assim por diante, até que chegava ao último que roubava o primeiro.” Essa sucessão de ideias ou fatos que sempre retornam à ideia ou fato inicial, caracteriza-se como
“... O problema era que seu comportamento criava uma grande confusão. ” A classificação sintática da oração em destaque é subordinada
As cores branca e vermelha assumem, no texto, uma simbologia na qual o branco simboliza a limpeza e o vermelho a sujeira, sendo que ao descrever o ambiente sujo de sangue, o autor o faz de forma exagerada, caracterizando uma
Em: “O que gostávamos era de estar juntos.” A divisão correta dos elementos formadores da palavra em destaque é
A forma como o autor faz alusão mais de uma vez aos professores iniciantes permite dizer que
A alternativa contendo a palavra onde há uma letra que constitui um dífono gramatical é
A coerência e a coesão são mecanismo da textualidade que se estabelecem no texto a partir da:
Ainda sobre gênero, é correto afirmar que uma característica predominante nos gêneros textuais é a
Em: “Dessa forma, já poucos anos depois do episódio do homem honesto, não se falava mais em roubar ou ser roubado”. A função sintática do termo destacado é