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No texto lido, o autor utiliza-se de um recurso linguístico que permite um gênero absorver outro. A esse recurso dá-se o nome de

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o texto como unidade básica do trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e os gêneros não se desvinculam dos textos. Sobre esse propósito é possível afirmar: I Não é possível construir um texto (oral ou escrito) sem que se realize um gênero textual.
II O domínio dos gêneros pode contribuir para uma participação social mais ampla, com vistas a um exercício mais pleno da cidadania.
III A escola deve, prioritariamente, se ocupar dos gêneros primários, já que os secundários podem ser mais facilmente aprendidos noutras esferas mais cotidianas.
IV Quando se domina um gênero textual, domina-se uma forma linguística e não uma forma de realizar objetivos específicos em situações sociocomunicativas.
Das proposições pode-se afirmar que estão corretas apenas:

No primeiro quadrinho, o termo aqui representa uma das categorias da enunciação que indica espaço:

No texto, as referências onde ocorrem os fatos são feitas de modo vago, não se dando nome ao país nem às personagens, daí se justifica o grande emprego de

Em: “Mas, se paravam de roubar, ficavam pobres...” No período, a oração em negrito é subordinada

Em: “Ocorre que no país apareceu um homem honesto. “ A oração em destaque é subordinada

Em: “Ele deixava que lhe roubassem tudo... “ Os termos destacados exercem, na oração, a função sintática, respectivamente, de

A função da linguagem predominante no texto é a

O trecho que traz a caracterização cujo

sentido é marcado pela subjetividade é:

O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de

Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação

Ainda com relação ao texto, pode-se inferir que estão corretas as proposições: I É instigante pensar que uma escola possa servir de laboratório para a construção de uma convivência cidadã sem exclusão.
ÍI Embora seja difícil trabalhar práticas e conteúdos sobre cidadania, a escola deve fomentar o debate e oportunizar diferentes vivências para educação cidadã.
II Na escola, a imagem que aparece evidencia nuanças de consensos sobre educação como fator ético de IA escola permite vivências possíveis através dos equipamentos urbanos — localizar-se, transportar-se, comprar, vender, produzir, brincar, enfim, habitar.
Estão CORRETAS apenas:

O quarto quadrinho do texto apresenta o conectivo mas, que normalmente opõe duas ideias contrárias. Esse recurso linguístico como fator de textualidade realiza uma

O título do texto “Ovelha Negra” refere-se ao “homem honesto”, isso caracteriza uma

Em: “Fizeram-se os contratos, estabeleceramse os salários. ” Os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como

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