Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1 - O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.
2 - Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.
3 - Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.
4 - Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.
Assinale a alternativa correta.
O art. 3º da Lei nº 9.394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) enfatiza que o ensino será ministrado com base em princípios. A respeito do assunto, considere os seguintes princípios:
1 - Gestão democrática do ensino público, na forma dessa lei e da legislação dos sistemas de ensino.
2 - Valorização da experiência extraescolar.
3 - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
4 - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
5 - Consideração com a diversidade étnico-racial. São princípios que compõem o artigo 3º da LDB:
Com base no Capítulo III: da Educação, da Cultura e do Desporto, da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) tem como missão “a educação ambiental contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis com pessoas atuantes e felizes em todo o Brasil". Sobre esse programa, é INCORRETO afirmar:
De acordo com Carneiro (2006), uma educação ambiental crítica e transformadora é dimensão fundamental da educação contemporânea, que precisa ser apoiada por algumas orientações teórico-metodológicas para o desenvolvimento do processo educativo. Nesse âmbito, é correto afirmar:
Nas últimas décadas, foi definida uma série de acordos internacionais sobre o meio ambiente. Acerca do protocolo de Montreal, assinale a alternativa correta.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de 1992, foi gerado num processo global de consulta, marco referencial da Educação Ambiental. Com base em suas diretrizes, é correto afirmar que a educação ambiental:
Para Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Em que artigo a Constituição Federal trata desse tema?
A ação pedagógica está presente numa diversidade de práticas educativas na sociedade. Nesse sentido, segundo Libâneo (2000), é possível definir para o pedagogo duas esferas da ação educativa: a escolar e a extraescolar. No campo da ação pedagógica extraescolar, distinguem-se profissionais que exercem diferentes atividades. Correspondem a profissionais que atuam em atividades extraescolares, EXCETO:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde (1997), foi apresentado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que, em 1991, propôs princípios, ações e estratégias para a construção de uma sociedade sustentável. No PNUMA, é considerado que uma sociedade sustentável é aquela que vive em harmonia com nove princípios interligados. São princípios do PNUMA, EXCETO:
No ano de 2008, o governo Brasileiro apresentou o Plano Nacional sobre Mudança Climática, que buscava enfrentar os desafios ambientais brasileiros, aliando crescimento econômico com medidas favoráveis ao clima. Sobre as ações e apontamentos desse plano, assinale a alternativa correta.
Segundo Ribeiro (2010), nos dias de hoje, é preciso pensar sobre a presença da gentileza no contexto organizacional. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O perdão é essencial à existência humana, desde que não seja banalizado.
( ) Embora pareça contraditório, a atitude individualista é uma forma de gentileza.
( ) Ser paciente possibilita o partilhar e o compartilhar entre as pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é INCORRETO afirmar:
Segundo Libâneo (2000), a Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, das práticas educativas concretas que se realizam na sociedade como ingredientes necessários para a atividade humana. O autor ressalta, nesse sentido, que a educação é o “conjunto de ações, processos, influências e estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos", ocorrendo em vários espaços para além da escola, como no trabalho, na fábrica, na família. Cumpre distinguir diferentes modalidades de prática educativa, tais como a educação formal, a informal e a não formal. Com relação a educação formal, informal e não formal, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:
( ) A educação informal possui um caráter não intencional, envolvendo tudo o que das relações socioculturais, da política e do ambiente impregnam a vida individual e em grupo.
( ) A educação formal é inteligível, estruturada, organizada e sistemática. A educação escolar convencional é tipicamente formal, mas não significa dizer que não ocorra em outros tipos de educação não convencional.
( ) A educação não formal diz respeito a atividades com caráter de intencionalidade, possuem relações pedagógicas não formalizadas e alto grau de estruturação e sistematização para seu desenvolvimento.
( ) A educação não formal ocorre em equipamentos urbanos culturais e de lazer e em associações de bairros, entre outros espaços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.