Uma determinada teoria psicológica admitiu o valor da consciência embora criticasse a tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos. Para ela, o todo é diferente da soma das partes. A qual teoria isso se refere?
“Todo conhecimento humano é derivado da experiência humana, não há outra fonte de conhecimento. Todavia, a experiência humana, como vimos, pode ser analisada a partir de pontos de vista distintos. Imaginemos esta situação: tomamos dois pontos de vista, os mais distintos possíveis e vivenciamos nós mesmos as experiências nos dois casos. Em primeiro lugar, consideraremos a experiência como um todo, independente de qualquer pessoa em particular; a experiência como um todo dependente de uma pessoa em particular; e que ela ocorra apenas quando há alguém presente para vivenciá-la. Dificilmente encontraremos dois pontos de vistas tão antagônicos quanto esses. Quais as diferenças na experiência analisada a partir dessas duas visões?” A quem se refere o texto acima?
Um determinado transtorno afeta cerca de 3% da população, as mulheres duas vezes mais que os homens. Ele leva a pessoa a experienciar ataques de terror súbitos e esmagadores. O terror parece vir de lugar nenhum ou pode ser despertado por estímulos externos ou processos internos de pensamento. As pessoas que o experienciam sentem que podem enlouquecer ou morrer e algumas tentam o suicídio muito mais frequentemente. O quadro descreve o:
Em 1946, Fritz Heider publicou um pequeno artigo, no qual os postulados fundamentais eram baseados nas concepções gestaltistas relativa à percepção de coisas. Heider procurou adaptar os mesmos princípios à percepção de pessoas. Assim, simetria, boa forma, proximidade, semelhança, etc. são princípios explicadores de nossa organização perceptiva das coisas que nos rodeiam, e seriam também aplicados nas situações sociais em que a tônica recai sobre a percepção de pessoas e de suas relações com outras pessoas ou com objetos. Sua teoria recebe o nome de:
Considere as assertivas abaixo sobre o sistema límbico:
I. O sistema límbico localiza-se na parte central do cérebro.
II. Acredita-se que o sistema límbico desempenhe um papel importante nas emoções, sobretudo naquelas
relacionadas com a excitação sexual, a agressão e a dor.
III. Um circuito límbico envolve áreas dentro do hipocampo. Quando o hipocampo é lesionado, as pessoas
em geral desenvolvem amnésia anterógrada, uma forma de amnésia na qual são incapazes de formar
novas memórias, mas retêm a memória de habilidades aprendidas anteriormente.
IV. O sistema límbico é uma camada com 2 milímetros de espessura, composta por aproximadamente 20
bilhões de células nervosas, nela são encontrados centros neurais que proporcionam nossas capacidades
sensoriais, respostas motoras hábeis, habilidades linguísticas e capacidade de raciocínio.
É correta apenas a alternativa que corresponde à (s) assertiva (s):
Algumas teorias definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo
externo, com consequências no plano da organização interna do conhecimento. Sobre isso leia as
assertivas abaixo:
I. A aprendizagem é um elemento que provém de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a
forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos.
II. Pode-se dizer que a aprendizagem é um processo de organização de informações e integração do
material pela estrutura cognitiva.
III. A aprendizagem se processa quando um novo conteúdo (ideias ou informações) se relaciona com
conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV. Na aprendizagem os pontos de ancoragem são formados com a incorporação, à estrutura cognitiva de
elementos (informações ou ideias) relevantes para a aquisição de novos conhecimentos e com a
organização deles de modo que progressivamente se generalizarem.
A qual teoria se referem as assertivas?
Fazem parte das divisões e subdivisões do sistema nervoso o sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso humano contém bilhões de neurônios (células nervosas) e trilhões de sinapses (conexões de comunicação entre neurônios) cuja maioria está localizada no cérebro. Tradicionalmente, esses neurônios formam as duas divisões principais: SNC e SNP. Assinale a alternativa correta.
Para um teórico da psicologia, as emoções não passam de simples respostas fisiológicas e estímulos
específicos. Um estímulo (como a ameaça de uma agressão física) produz mudanças físicas internas, tais
como o aumento do batimento cardíaco, acompanhado das respostas explícitas apropriadas e adquiridas.
Essa explicação para as emoções nega a existência de qualquer percepção consciente da emoção ou as
sensações dos órgãos internos.
A quem se refere o texto acima?
O princípio central de uma abordagem psicológica é que o comportamento normal é aprendido, enquanto em outra ele se focaliza em fatores internos inconscientes. Na primeira, os pensamentos podem estar distorcidos e produzir comportamentos e emoções desadaptativos. Em contraste com a segunda, acredita-se que os processos de pensamento estão disponíveis para a mente consciente. Quais são as abordagens referidas?
Um teórico do desenvolvimento, ao estudar a fala nas crianças, entendeu que os aspectos motores e verbais do comportamento estão misturados. A fala envolve os elementos referenciais, a conversação orientada pelo objeto, as expressões emocionais e outros tipos de fala social. Como a criança está cercada por adultos na família, a fala começa a adquirir traços demonstrativos, e ela começa a indicar o que está fazendo e de que está precisando. Após algum tempo, a criança, fazendo distinções para os outros com o auxílio da fala, começa a trabalhar distinções para si mesma. Assim, a fala deixa de ser um meio para dirigir o comportamento dos outros e vai adquirindo a função de autodireção. A qual teórico se refere o texto?
Uma determinada abordagem que buscou explicar a personalidade discordou da visão do
comportamento humano como uma forma predeterminada em resposta aos fatos de estímulo da vida.
Seus defensores enfatizaram o poder do homem, bem como as suas aspirações positivas, a experiência
consciente, o livre-arbítrio (não o determinismo), a plena utilização do potencial humano e a crença da
integridade da natureza humana.
Assinale a alternativa que corresponde a essa abordagem.
Sobre técnicas projetivas. assinale a alternativa incorreta:
Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia moderna. Considere as assertivas abaixo e assinale
a alternativa correta.
I. Wundt, utilizava métodos experimentais das ciências naturais, principalmente as técnicas empregadas
pelos fisiologistas.
II. O objeto de estudo de Wundt consistia, para definir em uma única palavra, na consciência.
III. Em sua maneira de estudar a aprendizagem, Wundt tinha como enfoque começar a análise com a
formação inicial das associações. Dessa forma, era possível controlar as condições sob as quais a cadeia
de ideias se formava, o que tornava o estudo da aprendizagem mais objetivo.
IV. Para a medição básica da aprendizagem, Wundt adaptou uma técnica adotada pelos associacionistas,
cuja proposta afirma ser a frequência de associações uma condição necessária para a lembrança.
Considere as assertivas abaixo sobre transtornos alimentares:
I. Anorexia nervosa é um transtorno da alimentação caracterizado por recusa em manter o peso corporal
acima de um IMC de 18, medo intenso de ganhar peso, perturbação com a imagem corpora e amenorreia
durante pelo menos três meses.
II. A bulimia nervosa envolve comer de forma compulsiva, seguido de purgas por meio de vômitos
autoinduzidos ou doses fortes de laxantes.
III. Uma variedade de terapias é utilizada para tratar anorexia e bulimia, da alimentação forçada à terapia
familiar. O mais utilizado para ambos os transtornos, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), intervém
no pensamento distorcido em relação a consumo de alimentos, peso e imagem corporal e gradualmente
modela os hábitos alimentares do paciente, transformando-os em um padrão mais saudável.
IV. Anorexia e bulimia são comuns entre mulheres, especialmente em ocupações que enfatizam a
aparência, e incomuns em homens, sobretudo em atletas que praticam esportes, como natação.
É correta apenas a alternativa que corresponde à (s) assertiva (s):
Uma fase do desenvolvimento da criança é caracterizada pela construção lógica – capacidade da
criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Esses pontos
de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que “vê” um objeto ou situação com
aspectos diferentes e até conflitantes. Ela consegue coordenar esses pontos de vista e integrá-los de
modo lógico e coerente.
A qual alternativa corresponde o texto, considerando Piaget?