Leia as informações sobre a História da Educação Brasileira e assinale a alternativa correta:
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1- Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo
e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
2- O Manifesto redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como
Anísio Teixeira.
3- O Manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de
uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
4- Na época do Manifesto, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.
Qual alternativa completa corretamente a lacuna do texto?
“A concepção de _____________________ de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele,
aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso
ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos” (Fonte: novaescola.org.br/conteudo/262/davidausubel).
Leia as assertivas:
I - Psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever.
II - O nome de Emilia Ferreiro passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas
descobertas de Jean Piaget.
III - Para Emilia Ferreiro, através da alfabetização a criança se apropria das funções sociais da escrita.
IV - Para Emilia Ferreiro a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de
textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
Podemos afirmar que são verdadeiras as assertivas:
Não é correto o que se afirma na alternativa:
Analise as assertivas e marque a incorreta.
O regimento escolar:
I - é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da
instituição;
II - fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica da escola e na
legislação educacional;
III - contempla os objetivos da escola e os níveis de ensino que esta oferece;
IV - deve conter, entre outros, o processo de avaliação, a organização e desenvolvimento do ensino e a
organização da vida escolar.
Lendo o texto, conclui-se que são corretos os itens:
Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e aponte a alternativa correta.
( ) O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais do Município serão formulados
de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e
estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.
( ) Até o final do primeiro semestre do último ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará
à Câmara dos Vereadores, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano
Municipal de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e
estratégias para o próximo decênio.
( ) A revisão deste PME, se necessária, será realizada com ampla participação de representantes da
comunidade educacional e da sociedade civil.
( ) O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas deste PME.
Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência
correta.
( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio; educação superior.
( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação
básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos
profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades
escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado
à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.
( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de
valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum
e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada
estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas
desportivas não-formais.
Leia o texto e marque a alternativa certa.
A organização da educação brasileira está fundamentada, entre outros:
(i ) Na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988
(ii) Na Lei nº 9.349, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional.
(iii) No Plano Nacional de Educação.
(iv) Em resoluções do Conselho Nacional de Educação.
São verdadeiros os itens: