O artigo 58 do estatuto da Criança e do Adolescente reza que, no processo educacional, deverão ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:
Em um grave acidente marítimo, apenas 3 (três) pessoas conseguiram sobreviver. Ao analisar o estoque da embarcação, perceberam que havia comida suficiente para alimentá-los por 12 (doze) dias. Desesperado com a situação, um dos sobreviventes pulou na água para tentar chegar em terra nadando. Com apenas 2 sobreviventes, qual será a duração dos alimentos?
Analise a seguinte situação hipotética:
Um(a) educador(a) oferece material para crianças de 4 (quatro) anos desenharem. Enquanto estão envolvidas na atividade, qual deve ser a atuação do(a) professor(a)?
No que tange às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pode-se afirmar que devem garantir experiências que:
I – Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
II – Garantam a alfabetização da criança antes do ingresso no Ensino Fundamental.
III – Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
IV – Possibilitem às crianças experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.
V – Favoreçam o contato das crianças com as diferentes linguagens.
Assinale a alternativa que apresenta um objetivo primordial da educação infantil:
O processo de avaliação, na perspectiva da construção do conhecimento, parte de duas premissas básicas, quais sejam:
A expressão “medieval” utilizada também no terceiro parágrafo do texto, pode ser classificada como:
Na data de 05 de junho de 1968 foi publicada a lei que instituiu oficialmente o brasão de armas do Município de Cerquilho. Rico em detalhes, o brasão, além de cores vibrantes, apresenta, em letras de prata, a seguinte expressão latina:
De acordo com o artigo 4°da Lei n. 2.207/1999, a valorização dos profissionais do ensino será assegurada através de, EXCETO:
Considera-se objetivo da Política nacional de Educação Infantil (MEC/SEB 2006):
São princípios da gestão escolar democrática:
I – Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.
II – Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.
III – Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.
IV – Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
Estão INCORRETAS a(s) afirmativa(s):
“A escrita é, ates de mais nada, um aprendizado motor".
Com base na afirmação acima, análise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O controle da velocidade e a manutenção de sua constância serão obtidos por exercícios em séries crescentes e decrescentes. O trabalho conhecido como “controle tônico" assume igualmente uma enorme relevância.
II – O ritmo do traçado e sua orientação da esquerda para a direita serão melhorados pelos exercícios gráficos baseados nas formas da pré-escrita.
III – Antes que a criança aprenda a ler, ou seja, antes de sua entrada no curso preparatório, o trabalho psicomotor terá como objetivo lhe proporcionar uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que será o melhor aval para evitar os problemas de disgrafia.
A presença da Literatura Infantil em salas de Educação Infantil deve respeitar o critério de:
A expressão “culminando”, utilizada no terceiro parágrafo do texto, poderia ser substituída por: