Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O artigo 58 do estatuto da Criança e do Adolescente reza que, no processo educacional, deverão ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:

Em um grave acidente marítimo, apenas 3 (três) pessoas conseguiram sobreviver. Ao analisar o estoque da embarcação, perceberam que havia comida suficiente para alimentá-los por 12 (doze) dias. Desesperado com a situação, um dos sobreviventes pulou na água para tentar chegar em terra nadando. Com apenas 2 sobreviventes, qual será a duração dos alimentos?

Analise a seguinte situação hipotética:

Um(a) educador(a) oferece material para crianças de 4 (quatro) anos desenharem. Enquanto estão envolvidas na atividade, qual deve ser a atuação do(a) professor(a)?

No que tange às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pode-se afirmar que devem garantir experiências que:

I – Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.

II – Garantam a alfabetização da criança antes do ingresso no Ensino Fundamental.

III – Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.

IV – Possibilitem às crianças experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.

V – Favoreçam o contato das crianças com as diferentes linguagens.

Assinale a alternativa que apresenta um objetivo primordial da educação infantil:

O processo de avaliação, na perspectiva da construção do conhecimento, parte de duas premissas básicas, quais sejam:

De acordo com o artigo 4°da Lei n. 2.207/1999, a valorização dos profissionais do ensino será assegurada através de, EXCETO:

Considera-se objetivo da Política nacional de Educação Infantil (MEC/SEB 2006):

São princípios da gestão escolar democrática:

I – Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.

II – Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.

III – Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.

IV – Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

Estão INCORRETAS a(s) afirmativa(s):

“A escrita é, ates de mais nada, um aprendizado motor".

Com base na afirmação acima, análise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O controle da velocidade e a manutenção de sua constância serão obtidos por exercícios em séries crescentes e decrescentes. O trabalho conhecido como “controle tônico" assume igualmente uma enorme relevância.

II – O ritmo do traçado e sua orientação da esquerda para a direita serão melhorados pelos exercícios gráficos baseados nas formas da pré-escrita.

III – Antes que a criança aprenda a ler, ou seja, antes de sua entrada no curso preparatório, o trabalho psicomotor terá como objetivo lhe proporcionar uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que será o melhor aval para evitar os problemas de disgrafia.

A presença da Literatura Infantil em salas de Educação Infantil deve respeitar o critério de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282