Leia as duas frases abaixo:
1. Ana iniciou suas atividades em uma academia fazendo esteira a 5km/h. Essa intensidade representa 60% do seu VO2max. Após cinco meses frequentando regularmente a academia, a aluna agora consegue realizar a esteira a 6km/h, entretanto, a intensidade relativa se manteve a 60% do VO2max.
2. O aumento do VO2max decorrente do treinamento de cinco meses permitiu aumentar a intensidade absoluta do exercício. Como o VO2max agora é maior, a intensidade relativa se manteve.
Marque a alternativa CORRETA:
Algumas alterações físico-motoras associadas ao envelhecimento relacionam-se à marcha e ao equilíbrio. Por exemplo, fatores como amplitude de movimento (ADM), potência e torque muscular, alinhamento postural e resistência à fadiga podem afetar a capacidade da pessoa em responder efetivamente a um distúrbio do equilíbrio. Portanto, um programa de exercícios que priorize as causas das disfunções será efetivo em manter ou aumentar a autonomia do idoso, favorecendo a sua inserção social.
Qual das alternativas indica uma alteração comum nos idosos em uma capacidade físico-motora e um tipo de exercício físico que poderia ser prescrito para melhorar esta alteração?
É permitido ao goleiro de handebol:
O ensino da educação física e da educação cívica, somavam-se a educação moral, e todas se consolidaram como fundamentos básicos para a formação de crianças e jovens. No caso da Educação Física, esta deveria ser ministrada de acordo com as condições de cada gênero e ter como objetivo a preparação para esforços continuados e a construção de um corpo saudável, ágil e harmonioso, que pudesse defender a pátria a qualquer momento. O texto acima se refere a qual período?
“Vai ser muito mais difícil ver o amor diminuindo, diminuindo, acabando, ver o tempo que era bom ficando cada vez mais distante, a gente se lembrando de agora e pensando, tá vendo?, era melhor ter acabado antes." Nesse trecho, há verbos no gerúndio. O efeito que esses verbos criam no texto, considerando o assunto tratado:
“ Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água suficiente que afogue o amor que sinto por você." Analisando a morfossintaxe do “que" destacado, este tem como antecedente a palavra amor e exerce a função sintática de:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Nunca imaginei que amaria de forma tão intensa e incondicionalmente. Você me mostrou um amor que não conhecia, que independe completamente da opinião de qualquer outra pessoa, como se o mundo fosse habitado apenas por nós dois. É um amor que não vê defeitos e todas as características não passam de peculiaridades.
É tudo tão forte e vivo que às vezes sinto como se o ar que eu respiro dependesse da sua presença, tudo vindo de você me faz bem, é algo tão especial e incrível que às vezes me belisco para ter a certeza que realmente estou vivendo tudo isso.
“É tudo tão forte e vivo que às vezes sinto como se o ar que eu respiro dependesse da sua presença" a parte destacada estabelece em relação a oração anterior um(a):
Considerando o que rege a gramática normativa, assinale a alternativa INCORRETA:
São determinantes fisiológicos do VO2max que podem sofrer alterações com o treinamento:
O acesso à educação básica obrigatória é:
No voleibol uma falta de bloqueio ocorre quando:
Em uma partida de futebol de campo o jogador não estará impedido quando:
Para indicar o que acontecerá ao amor dos dois no futuro, a moça se vale das várias formas verbais perifrásticas, ou seja, formadas pelo verbo auxiliar + infinitivo do verbo principal. A relação entre a utilização dessas formas e os motivos da moça terminar o romance:
“ Podem existir mil obstáculos, mas nada fará com que meu amor por ti morra. Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água suficiente que afogue o amor que sinto por você." As palavras destacadas são, respectivamente:
Leia a tirinha a seguir.
Houve uma inadequação no que diz respeito à concordância, conforme a gramática normativa: