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Grande parte dos estudos em Química são destinados a química da separação. Diversas técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos com o objetivo de concentrar analitos, separar interferentes, isolar compostos de interesse econômico e até mesmo tratar água e efluentes. Com base em seus conhecimentos em técnicas de separação, assinale a alternativa INCORRETA:

Uma certa reação química em fase gasosa é representada pela equação abaixo. Sabe-se que o reagente B e C não influi na velocidade da reação, mas o A quando elevado ao quadrado, altera a velocidade quadruplicada. Deste modo, assinale a alternativa que fornece a equação da velocidade CORRETA. 2A + 2 B → C

Os desvios por limitação da Lei de Lambert-Beer são aqueles que as interações

do analito com o solvente e demais solutos variam com o aumento da

concentração. Observe o gráfico abaixo e assinale quais afirmativas são

VERDADEIRAS.


I. Em soluções concentradas do analito ou outros solutos, as interações soluto-soluto

alteram a estrutura do analito e também modificam a sua absortividade.

II. Ao ocorrer um desvio na Lei de Lambert-Beer ainda pode-se trabalhar com a curva de

calibração, embora ela não seja uma reta.

III. Como os desvios normalmente ocorrem em concentrações muito baixas, uma das

soluções mais comuns é a pré-concentração.

IV. Os desvios são positivos e negativos conforme as alterações aumentem ou diminuam

a absorvidade.

V. Os desvios podem ser químicos ou causados pela instrumentação, entretanto, neste

último, o desvio é praticamente nulo, devido a equipamentos de alta tecnologia.

No poema há uma oposição entre:

Ainda em consideração aos adjetivos por ele empregado, o eu lírico se revela:

Em seu sentido global, pode-se AFIRMAR que o tema do poema é:


O recurso linguístico utilizado nessa tirinha, que produz o efeito de sentido foi:

Observe as frases abaixo: I. Nossa viagem deu certo. II. Este é um automóvel rápido. III. Você come rápido. IV. Fala-se por aí que certa bebida “desce redondo”. V. Fale pausado e sem medo. Quanto as palavras destacadas:

As ligações químicas entre átomos ou íons de um composto químico refletem em suas propriedades. Dentre os substâncias abaixo, assinale a alternativa que NÃO relaciona corretamente a substância ao tipo de ligação que ocorre entre seus átomos.

Diversos produtos químicos podem ser utilizados no tratamento da água em ETA’s. As fórmulas químicas que correspondem ao sulfato de alumínio; hipoclorito de cálcio, aluminato de sódio e óxido de cálcio são, respectivamente:

A amônia é um gás incolor à temperatura ambiente e possui um odor

extremamente forte. Seu caráter polar é a principal razão para a sua solubilidade em

água, sendo que em ambientes aquáticos, o nitrogênio amoniacal compreende as

formas do íon amônio (NH4+) e da amônia (NH3) dissolvidos, de maneira que a

proporção entre elas depende da temperatura, salinidade e, principalmente, do pH

do meio.


De acordo com o gráfico acima e os conhecimentos sobre equilíbrio químico.

Assinale a alternativa CORRETA:

As técnicas eletroanalíticas se baseiam em processos de ________onde as espécies eletroativas do meio oferecem resposta à aplicação de um _______para o monitoramento da corrente elétrica ou valor do potencial em comparação ao potencial de um eletrodo de referência. A ________e a _______são bastante utilizadas em análises de espécies eletroativas orgânicas e inorgânicas e na determinação seletiva de íons orgânicos e inorgânicos em solução, respectivamente. Assinale a alternativa que corresponde as palavras CORRETAS para cada respectivo espaço vazio.

Para a segurança biológica do laboratório é crucial um conhecimento básico de desinfecção e esterilização e dos seus princípios gerais. De acordo com estes princípios, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa CORRETA.
(1) Antimicrobiano
(2) Desinfecção
(3) Anti-séptico
(4) Esterilização
(5) Microbiocida
(6) Esporocida
( ) Processo que mata e/ou remove todas as classes de microrganismos e esporos.
( ) Substância que inibe o crescimento e desenvolvimento de microrganismos sem necessariamente os matar.
( ) Agente que mata microrganismos ou impede o seu desenvolvimento e multiplicação.
( ) Substância química ou mistura de substâncias químicas que matam microrganismos.
( ) Meio físico ou químico de matar microrganismos, mas não necessariamente esporos.
( ) Substância química ou mistura de substâncias químicas utilizadas para matar microrganismos e esporos.

Levando em consideração os adjetivos empregados pelo eu lírico para caracterizar a si próprio, pode-se deduzir a respeito de como ele se vê:

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