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Folha de respostas:

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    • d
    • e

Na publicação da UNESCO, “Ensino médio e Educação profissional, desafios da integração”, no desenvolvimento de um debate sobre a articulação e integração curricular, são observadas as seguintes necessidades de estrutura de um Currículo Integrado:
I evidenciar a opção política no currículo;
II possibilitar estruturalmente sua avaliação histórica, social e coletiva;
III ser modelo de currículo, demostrando eficácia e eficiência na resolução das problemáticas de aprendizagem; IV possuir concepções e alguns princípios norteadores comuns a um parâmetro nacional;
V prever um longo tempo para o desenvolvimento das aprendizagens;
VI otimizar as necessidades de aceleração do currículo, tendo em vista a iniciação no mercado de trabalho.
É pertinente para a construção de um Currículo Integrado, apenas o descrito em:

Tendo por referência os estudos de Piaget sobre a construção de conhecimento: “[...] a organização é a coerência formal, a acomodação é a ‘experiência’ e a ________________________ é o ato de julgamento, na medida em que une os conteúdos experimentais à forma lógica.”
(Piaget p.381-2, in: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento - Porto Alegre: ARTMED, 2001: 86)
O termo que preenche a lacuna acima corresponde ao ato de julgamento, na medida em que une os conteúdos experimentais à forma lógica, construindo conhecimento, e está identificado na alternativa:

Tomando por base o Estatuto da Criança e do Adolescente, são alguns deveres que o Estado deve assegurar à criança e ao adolescente os abaixo elencados, EXCETO:

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