Considerando a passagem “ Minh' alma, de sonhar-te, anda perdida/ Meus olhos andam cegos de te ver! Não és sequer razão de meu viver, / Pois que tu és já toda a minha vida! ”, os termos em destaque estabelecem ideia, respectivamente, de:
Assinale a alternativa em que a palavra teve sua acentuação gráfica alterada pela Reforma Ortográfica de 2009:
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017, NÃO é correto afirmar que:
Em “Em nosso país, entre outras contribuições, o samba se constitui numa herança musical do negro, representando uma das formas da sua resistência cultural” (TEXTO II), o termo em destaque recupera, por coesão:
Determine as medidas dos raios das circunferências, circunscrita e inscrita, respectivamente, ao quadrado
Considerando a relação entre os textos I e II, pode-se afirmar que João Cândido Felisberto, o líder da Revolta da Chibata, é referente dos seguintes termos do texto I:
Em “Rubras cascatas jorravam das costas dos negros/ Pelas pontas das chibatas” (TEXTO III), a expressão em destaque faz referência, dado o contexto, à ideia de:
Nas sentenças compostas a seguir são utilizados operadores lógicos, determine a sentença que representa um condicional FALSO:
Ainda na passagem “Passo no mundo, meu Amor, a ler/ No misterioso livro do teu ser/ A mesma história tantas vezes lida!”, a oração em destaque, segundo a gramática normativa, é reduzida de particípio e pode ser desenvolvida em uma:
O fragmento de Crime e Castigo, clássico de Dostoievski, é, eminentemente:
Considerar que há muitas juventudes implica organizar uma escola que acolha as diversidades, promovendo, segundo a BNCC, de modo intencional e permanente: