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A figura apresenta duas balanças em perfeito equilíbrio. A massa das figuras congruentes é equivalente.

Podemos concluir dessa forma que a massa de um círculo equivale a:

Partindo do estudo da matriz encontra-se a matriz Com os valores obtidos em

No mundo existem várias formas de se determinar o número do calçado, um deles é o sistema Barleycorn (sistema inglês). Este sistema possui escalas diferentes para homem, mulher e criança.
Para os homens a escala é feita da seguinte forma:

1. Medimos o pé em milímetros.
2. Adicionamos 15mm a esse valor.
3. Dividimos o valor obtido por 8,47 (1 barleycon).
4. Subtraímos 25.

Qual das funções abaixo melhor representa o modelo matemático desta escala, sendo que f(x) é o valor da escala e x é o tamanho do pé em milímetros:

Considerando as disposições da Lei Federal nº 9.394/1996, em relação ao ensino fundamental, analise as seguintes afirmações, considerando V para a afirmação verdadeira, e F para a afirmação falsa.

( ) Obrigação da oferta de língua inglesa, a partir do quinto ano do ensino fundamental.
( ) A inclusão de educação alimentar e nutricional como temas transversais.
( ) Exibição de filmes nacionais nas propostas pedagógicas das escolas.

Assinale a alternativa que contemple a sequência correta, de cima para baixo.

Para verificarmos a possibilidade do indivíduo desenvolver osteoporose ou não, podemos utilizar uma ferramenta chamada de índice Osteorisk. Esse índice consiste em uma correlação da massa e da idade do indivíduo dada através da fórmula:
índice Osteorisk = 0,2 x [ (massa em Kg) - (idade em anos)]
Indivíduos com osteorisk maiores que 1, são considerados de baixo risco, enquanto valores entre -2 e 1 são considerados de médio risco, os casos de alto risco têm valores menores que -2.
Desta forma para pessoas de 65 anos, podemos dizer que apresentam índice Osteorisk de alto risco aquelas que têm massa (em kg):

A função f(x)= sen x é denominada senoide e seu gráfico tem comportamento igual ao da figura abaixo:

Qual será o gráfico de uma função seno quando se multiplica o arco trigonométrico da função por dois.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017, NÃO é correto afirmar que:

Dois irmãos buscavam economizar dinheiro para poderem realizar uma viagem nas férias. Assim resolveram que cada um deveria colocar em um cofrinho, diariamente, moedas de R$ 0,10 de forma que no dia posterior sempre fossem colocadas três moedas a mais do que no dia anterior. Para começarem a poupança empolgados, pediram dinheiro a seus pais. A mãe, prontamente, ofereceu R$ 10,00 para cada um e o pai deu mais R$ 5,00 à dupla que inseriu a quantidade no cofre, o lacrou e iniciando no dia 01/02/2020 o procedimento combinado colocando, naquele dia, duas moedas cada um da quantidade combinada. Este procedimento durou todo o mês. Qual é, portanto, o valor que eles encontraram no cofre no primeiro dia de março?

Quando a professora Fernanda ensinou os estudantes sobre a multiplicação de números complexos fez a seguinte proposição: Cada um deles deveria criar dois números complexos a partir das seguintes regras e multiplicá-los.

  •  Z1: Parte real igual ao algarismo correspondente às dezenas e a parte imaginaria igual ao algarismo das unidades do número de sapato do aluno.
  •  Z2: Parte real igual ao algarismo correspondente ao penúltimo número do telefone e parte imaginária igual ao último algarismo só que negativo.

Maria, que usa sapatos 37 e tem número de telefone igual a 2046 encontrou qual produto?

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