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As pirâmides e os prismas têm nomenclaturas baseadas no formato de suas bases, assim, por exemplo, temos a pirâmide de base quadrada e o
prisma de base hexagonal, entre outros sólidos geométricos. Se uma pirâmide e um prisma tiverem bases exatamente iguais, tanto no formato quanto nas dimensões, o que é possível afirmar a respeito da relação entre o volume de ambos?

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Ao preparar festa de aniversário do seu filho, Maria calculou que cada convidado consome, em média, 600 ml de refrigerante. Revisando a lista de convidados, percebeu que haviam 34 convidados. Quando foi às compras encontrou os seguintes preços: garrafa de 1,5L por R$ 3,99 e garrafa de 2,25L por 5,99. Ao adquirir a quantidade de refrigerante de acordo com os parâmetros apresentados acima, pode-se concluir que ela:

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Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses. Sem eles, a escola é inútil. O famoso aforismo de Nietzsche torna-se aqui relevante: “Aquele que sabe por qual razão viver poderá suportar quase qualquer como”. Isto é válido tanto para a aprendizagem como para a vida. Muito simplesmente, não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de um fim. (...)
Um deus, no sentido em que uso a palavra, é o nome de uma grande narrativa, uma narrativa que possui credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indivíduo organize a vida em função dela.

O Fim da Educação; Postman, Neil

Coesão por elipse consiste no apagamento de um termo do enunciado, uma vez que ele fica subentendido no contexto em que ocorre. Assinale a alternativa em que esse mecanismo de coesão ocorre.

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Em um terreno retangular, o lado menor mede 12,5 m e o lado maior mede 40% a mais que o menor. Para esse terreno, foram projetadas duas construções: a primeira, um galpão também retangular com lados 6 m e 11 m e, a segunda, uma construção com a planta no formato de um quadrado com 3√2m de diagonal. Caso sejam construídas tais obras, qual será o percentual da área do terreno, aproximadamente, de área não construída?

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A pessoa que não sabe o que quer, quando entra em uma livraria, entra também em um estado de desespero. Se vai a um restaurante self-service, fica desesperada. Quando vai a um rodízio, essa coisa bem brasileira (espeto corrido, como se diz no Sul), só pode ser um local de fruição e aproveitamento se tiver critério de seleção. Do contrário, se for aceitando tudo o que vier, no máximo vai ficar empanturrada em 15 minutos. O indivíduo se depara hoje com um excesso de oferta, sua única possibilidade para criar um anteparo, uma capacidade de aproveitamento menos alienado e robótico, é através de critérios de seleção. Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas: ela pergunta para onde vai a estrada, ao que o bicho questiona para onde a moça quer ir. Ela responde que não sabe para onde vai — então qualquer caminho serve.

FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/mario-sergio-cortella-nao-basta-ter-informacao-e-preciso-saber-o-que-fazer-com-ela.html

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

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A pessoa que não sabe o que quer, quando entra em uma livraria, entra também em um estado de desespero. Se vai a um restaurante self-service, fica desesperada. Quando vai a um rodízio, essa coisa bem brasileira (espeto corrido, como se diz no Sul), só pode ser um local de fruição e aproveitamento se tiver critério de seleção. Do contrário, se for aceitando tudo o que vier, no máximo vai ficar empanturrada em 15 minutos. O indivíduo se depara hoje com um excesso de oferta, sua única possibilidade para criar um anteparo, uma capacidade de aproveitamento menos alienado e robótico, é através de critérios de seleção. Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas: ela pergunta para onde vai a estrada, ao que o bicho questiona para onde a moça quer ir. Ela responde que não sabe para onde vai — então qualquer caminho serve.

FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/mario-sergio-cortella-nao-basta-ter-informacao-e-preciso-saber-o-que-fazer-com-ela.html

Sobre a passagem “Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas” e os termos em destaque, é correto afirmar que:

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Um produtor de queijos resolveu abrir duas lojas para revenda de sua produção: a loja A no estado de São Paulo e a B em Minas Gerais. Sabe-se que o mesmo produz quatro tipos de queijo (1, 2, 3 e 4). As matrizes abaixo mostram a venda de cada tipo de queijo nos dois primeiros meses da loja onde cada elemento aij, na matriz A, e bij, na matriz B, indicam o tipo de queijo i vendido no mês j de venda.

Assinale a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira.

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Uma pequena empresa construiu um gráfico com seu faturamento mensal no ano de 2018 e resolveu fazer alguns apontamentos a partir do mesmo. Eis o gráfico e as afirmações feitas.

  • Em dois meses a despesa foi maior que a receita.
  • O mês com maior rendimento foi, também, de maior despesa.
  • Por um trimestre a despesa se manteve constante.
  • Os piores meses de receita coincidiram com as duas maiores despesas.

Quantas afirmações são corretas?

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Antes da reunião do maternal se iniciar, três mães brincam entre si sobre a idade dos filhos, com as seguintes frases:

  • Mãe 1: “O sêxtuplo da idade da Maria é 18”.
  • Mãe 2: “Se juntarmos o quíntuplo da idade de Maria com o quadruplo da de José encontraremos 23”.
  • Mãe 3: “Somando o triplo da idade de Maria com o dobro da de José e adicionarmos, também, a idade de Luís obteremos 14”.

Nessas condições, pode-se afirmar que:

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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em relação aos currículos e às propostas pedagógicas, o que compete aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência?

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Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses. Sem eles, a escola é inútil. O famoso aforismo de Nietzsche torna-se aqui relevante: “Aquele que sabe por qual razão viver poderá suportar quase qualquer como”. Isto é válido tanto para a aprendizagem como para a vida. Muito simplesmente, não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de um fim. (...)
Um deus, no sentido em que uso a palavra, é o nome de uma grande narrativa, uma narrativa que possui credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indivíduo organize a vida em função dela.

O Fim da Educação; Postman, Neil

Em “Sem eles, a escola é inútil”, o termo em destaque recupera, por coesão anafórica:

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GABARITO:

  • 16) B
  • 17) C
  • 18) B
  • 19) C
  • 20) B
  • 21) C
  • 22) C
  • 23) A
  • 24) A
  • 25) A
  • 26) B
  • 27) B
  • 28) D
  • 29) C
  • 30) D
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