Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

A maioria dos sujeitos está acostumada a nomear de “artefatos” os objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais; de fato, não são só formas individuais de cultura materiais, ou produtos definidos da mão de obra humana; também se pode incluir tudo o que se vê e sente quando se está em contato com a cultura de uma comunidade. Neste sentido, e ainda concebendo a cultura e comunidade surda como produtora e usuária de alguns artefatos culturais surdos, assinale a alternativa que não apresenta um artefato cultural pertencente à cultura do povo surdo, isto é, as suas atitudes de ser surdo, de ver, de perceber e de modificar o mundo:

Na França, o abade _______, fundador da primeira escola para surdos no mundo, privilegiava a Língua de Sinais Francesa (LSF), que havia aprendido com os Surdos nas ruas de Paris. Assinale a alternativa que completa de maneira adequada à assertiva anterior.

A efetivação de um processo educacional com enfoque bilíngue para Surdos envolve uma diversidade de possibilidades e contextos de atendimento. A depender da realidade de cada município e da disponibilidade de profissionais habilitados, a escolarização pode ocorrer nos espaços citados abaixo, com exceção da alternativa:

O trabalho de _______ não pode ser visto, apenas, como um trabalho _______. É necessário que se considere a _______ e _______ na qual o discurso está sendo enunciado, sendo, portanto, fundamental, mais do que conhecer a _______, conhecer o funcionamento da mesma, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana. _______ envolve conhecimento de mundo, que mobilizado pela cadeia enunciativa, contribui para a compreensão do que foi dito e em como dizer na língua alvo; saber perceber os _______ (múltiplos) expressos nos discursos. A alternativa que preenche de forma coesa as lacunas acima é a:

Leia o texto de Vinícius de Moraes e responda à questão:

Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “V" para verdadeira ou “F" para falsa:

( ) No poema é mostrado, através de antíteses, o impacto causado pela perda do amor na vida do eu lírico;

( ) A expressão “de repente" é uma locução adverbial e tem uma importância no texto de mostrar que em um breve instante pode ocorrer uma mudança no relacionamento;

( ) “E das bocas unidas fez-se a espuma/E das mãos espalmadas fez-se o espanto." A repetição de fonemas consonantais recebe o nome de assonância;

( ) “Fez-se do amigo próximo o distante". As palavras destacadas são sinônimas

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange:

A imagem acima apresenta um sistema de escrita que pode expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação, desenvolvido em 1974 por Valerie Sutton, inspirado no sistema escrito de dança desenvolvido dois anos por ela, denominado DanceWriting. Anterior à data supracitada, as únicas formas de registro das línguas gestuais eram em videocassetes e/ou DVDs. Acrescenta-se, agora, a essa forma, a escrita das línguas, um sistema que mostra a forma das línguas de sinais, que não segue a ordem usual de outros sistemas de escrita, nem a ordem da língua oral do país onde está inserida. O sistema ora apresentado na imagem 02 é denominado de:

Nas línguas de sinais, as formas que, substituindo o nome que as precedem e que podem vir junto com o verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo, são chamadas de:

De acordo com o artigo 7º, da Lei Federal Nº 12.319 de 01 de setembro de 2010, o intérprete de Libras deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: I. Pela honestidade e discrição, mas sem proteger o direito de sigilo da informação recebida; II. Pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero; III. Pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir; IV. Pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional; V. Pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem; VI. Pelo conhecimento apenas dos assuntos a serem tratados e não necessariamente das especificidades da comunidade surda. Após análise de cada um dos itens acima assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282