A maioria dos sujeitos está acostumada a nomear de “artefatos” os objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais; de fato, não são só formas individuais de cultura materiais, ou produtos definidos da mão de obra humana; também se pode incluir tudo o que se vê e sente quando se está em contato com a cultura de uma comunidade. Neste sentido, e ainda concebendo a cultura e comunidade surda como produtora e usuária de alguns artefatos culturais surdos, assinale a alternativa que não apresenta um artefato cultural pertencente à cultura do povo surdo, isto é, as suas atitudes de ser surdo, de ver, de perceber e de modificar o mundo:
Na França, o abade _______, fundador da primeira escola para surdos no mundo, privilegiava a Língua de Sinais Francesa (LSF), que havia aprendido com os Surdos nas ruas de Paris. Assinale a alternativa que completa de maneira adequada à assertiva anterior.
A efetivação de um processo educacional com enfoque bilíngue para Surdos envolve uma diversidade de possibilidades e contextos de atendimento. A depender da realidade de cada município e da disponibilidade de profissionais habilitados, a escolarização pode ocorrer nos espaços citados abaixo, com exceção da alternativa:
O trabalho de _______ não pode ser visto, apenas, como um trabalho _______. É necessário que se considere a _______ e _______ na qual o discurso está sendo enunciado, sendo, portanto, fundamental, mais do que conhecer a _______, conhecer o funcionamento da mesma, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana. _______ envolve conhecimento de mundo, que mobilizado pela cadeia enunciativa, contribui para a compreensão do que foi dito e em como dizer na língua alvo; saber perceber os _______ (múltiplos) expressos nos discursos. A alternativa que preenche de forma coesa as lacunas acima é a:
Leia o texto de Vinícius de Moraes e responda à questão:
Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “V" para verdadeira ou “F" para falsa:
( ) No poema é mostrado, através de antíteses, o impacto causado pela perda do amor na vida do eu lírico;
( ) A expressão “de repente" é uma locução adverbial e tem uma importância no texto de mostrar que em um breve instante pode ocorrer uma mudança no relacionamento;
( ) “E das bocas unidas fez-se a espuma/E das mãos espalmadas fez-se o espanto." A repetição de fonemas consonantais recebe o nome de assonância;
( ) “Fez-se do amigo próximo o distante". As palavras destacadas são sinônimas
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange:
A imagem acima apresenta um sistema de escrita que pode expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação, desenvolvido em 1974 por Valerie Sutton, inspirado no sistema escrito de dança desenvolvido dois anos por ela, denominado DanceWriting. Anterior à data supracitada, as únicas formas de registro das línguas gestuais eram em videocassetes e/ou DVDs. Acrescenta-se, agora, a essa forma, a escrita das línguas, um sistema que mostra a forma das línguas de sinais, que não segue a ordem usual de outros sistemas de escrita, nem a ordem da língua oral do país onde está inserida. O sistema ora apresentado na imagem 02 é denominado de:
Nas línguas de sinais, as formas que, substituindo o nome que as precedem e que podem vir junto com o verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo, são chamadas de:
De acordo com o artigo 7º, da Lei Federal Nº 12.319 de 01 de setembro de 2010, o intérprete de Libras deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: I. Pela honestidade e discrição, mas sem proteger o direito de sigilo da informação recebida; II. Pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero; III. Pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir; IV. Pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional; V. Pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem; VI. Pelo conhecimento apenas dos assuntos a serem tratados e não necessariamente das especificidades da comunidade surda. Após análise de cada um dos itens acima assinale a alternativa correta:
Assinale a opção em que a palavra destacada está grafada corretamente: