A introdução das Diretrizes Curriculares, apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 2000, transformou a interdisciplinaridade em um dos eixos norteadores nas escolas públicas do Brasil, tornando-se, atualmente, uma palavra de ordem de muitas propostas pedagógicas neste nível de ensino. Sobre as propostas pedagógicas, assinale os itens a seguir: I. As dimensões econômicas, sociais, ambientais, científicas, religiosas e outras, são interdependentes não podendo mais ser compreendidas sem que se estabeleçam as pontes existentes entre elas; II. O ter uma integração dos vários campos de conhecimento e uma experiência crítica e reflexiva da realidade interligada tem-se tornado obrigatório nos sistemas escolares da maioria dos países, constituindo-se em uma maneira de contribuir para melhorar os processos de ensino e aprendizagem; III. Durante muito tempo a aula de Educação Física na escola foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando uma concepção dicotômica de corpo e mente. Atualmente, por força legal, a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola; IV. O trabalho interdisciplinar permite à Educação Física uma interação na construção do conhecimento na escola, fazendo uso de conteúdos inerentes à sua formação e articulando-os com as demais disciplinas curriculares. Marque a opção correta:
Assinale a alternativa correta sobre educação física, inclusão social e ética:
Marque a opção em que o período está em conformidade com a Gramática Normativa, não apresentado erro de concordância, regência ou colocação pronominal:
Segundo KIRSCH, KOCK & OHO (1984), ressaltam que é comum, em iniciantes, a realização de alguns erros, tais como: uma corrida preparatória em trajetória curva ou com velocidade irregular e a execução do salto muito próximo ou muito afastado do sarrafo. Conforme os autores, esses erros no atletismo ocorrem em:
O professor fez um teste de corrida de 400 metros. Vários alunos reclamaram ao final que estavam extremamente cansados. Esse cansaço é a fadiga muscular que ocorreu devido a:
O professor de educação física vai ministrar uma aula de handebol. O fundamento que ele utilizará, será o passe. Assinale abaixo a afirmação correta sobre o passe no handebol:
Para Sassaki (1997), a inclusão social vem acontecendo e se efetivando em países desenvolvidos desde a década de 80. De acordo com Aguiar (2002; 2004), no Brasil foi só a partir da Constituição da República Federativa de 1988 que aumentou o número de estudos voltados para essa área. Ainda segundo Aguiar, no campo da educação formal eles começaram a ocorrer, de forma mais sistemática, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Com base na informação sobre a inclusão social é INCORRETO afirmar na educação física que:
Leia a tirinha e assinale a opção correta:
No intercolegial de futebol, a equipe “A” estava com o número mínimo de atletas que poderiam iniciar a partida, porém a equipe “B”, não conhecendo a regra do esporte, falaram que não jogariam e ganhariam por WxO. Conforme relatado, a equipe “A” tinha em campo quantos atletas?
Uma escola vai realizar os seus jogos internos. Devido ao tempo ser somente de uma semana decidiram fazer em eliminatória simples a modalidade de basquete do qual tiveram 12 equipes inscritas. Ao final da competição nós teremos um total de:
Conforme as regras pertinentes ao líbero do vôlei, analise os itens abaixo e marque a opção correta: I. O líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe a posição da linha de trás; II. Ele/ela tem atuação restrita às posições da linha de frente e poderá completar um golpe de ataque, de qualquer parte da quadra ou da zona livre, se, no momento do contato com a bola, esta esteja totalmente acima do bordo superior da rede; III. Ele/ela não poderá sacar, bloquear ou tentar bloquear; IV. No início de cada set, o líbero não poderá entrar em quadra enquanto o 2º árbitro faça a conferência da formação inicial e autoriza a troca com um jogador constante na formação inicial. Marque a opção que representa os itens corretos:
Consideramos a dança enquanto uma manifestação cultural pelo fato de possibilitar a reflexão sobre os movimentos, a compreensão sobre o ritmo além de promover relações com os aspectos sociais, educativos e culturais. Desta forma, a dança é considerada um conteúdo estruturante da Educação Física, por estar relacionada com o movimento intencional construído culturalmente. Sobre a assertiva acima é correto afirmar sobre dança:
O texto a seguir servirá de base para a questão
“Que foi isso, de repente? Nada; dez anos se passaram. Não diga! Se somaram? Se perderam? Algumas relações se aprofundaram? Se esgarçaram? Onde estávamos? Onde estamos? E... aonde vamos? O tempo, em lugar nenhum e em silêncio, passa. É inegável - todos temos mais dez anos agora. Ainda bem, poderíamos ter menos dez. Tudo nos aconteceu. Amamos, disso temos certeza. E fomos amados - onde encontrar a certeza? Avançamos aqui materialmente, ali não, nos realizamos neste ponto, em outros queríamos mais, algumas coisas tivemos mais do que pretendíamos ou merecíamos - mas isso é difícil de reconhecer. Perdemos alguém - "Viver é perder amigos". No meio do feio e do amargo, no tumulto e no desgaste, tivemos mil diminutos de felicidade, no ar, no olhar, na palavra de afeto inesperado, que sei? Espera, eu sei. É a única lição que tenho a dar; a vida é pequena, breve, e perto. Muito perto - é preciso estar atento." Millôr Fernandes
Observe as afirmativas acerca do texto:
I. O autor faz uma análise dos acontecimentos ao longo de dez anos e conclui que, por causa da brevidade da vida, devemos estar atentos a vivermos o hoje;
II. “E... aonde vamos?" o sinal de reticência é usado para indicar que fora suprimido parte do texto;
III. “ Espera, eu sei" – o verbo destacado está no modo imperativo;
IV. “Avançamos aqui materialmente, ..." A palavra “materialmente" é formada por derivação sufixal.
São verdadeiras as afirmativas:
Na reapresentação da equipe de basquete da escola “Celeste", os alunos foram submetidos ao teste de IMC pelo professor de educação física. Assinale a forma correta em que esse teste é usado:
A fadiga representa o declínio da capacidade de gerar tensão ou força muscular com a estimulação repetida. Todo o processo está ligado às características das unidades motoras e a especificidade do exercício (Powers & Howley, 1997). Marque a alternativa ERRADA sobre fadiga muscular: