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Folha de respostas:

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A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo, como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras. (http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n4/22048) Análise os itens abaixo e assinale a opção correta sobre os efeitos fisiológicos do treinamento das atividades em academia: I. Dentre as Adaptações Metabólicas podemos destacar a diminuição da capacidade do sistema oxidativo das células musculares, especialmente das de contração lenta; II. Nas Adaptações Cardiorrespiratórias observamos a melhora do rendimento do coração ao produzir as necessidades energéticas do miocárdio mediante a redução da frequência cardíaca e da pressão sanguínea; III. Nas Adaptações Músculo-ósteo-articulares destacamos o número e a densidade dos capilares sanguíneos dos músculos esqueléticos, oferecendo ainda maior incremento em seus diâmetros durante a realização dos esforços físicos; IV. Nas alterações do sistema anaeróbico há um aumento na capacidade para suportar os níveis de ácido láctico sanguíneo durante o exercício máximo (explosivo) após treinamento anaeróbio. Devido aos maiores níveis de glicogênio e das enzimas glicolíticas. Marque a opção que representa somente itens verdadeiros:

O plano de aula no ensino teórico é crucial para que o professor consiga realizar uma transformação mais próxima da realidade ao tratar-se da prática. O principal objetivo do planejamento é administrar e sistematizar como será conduzido os métodos de ensino, as ações e os objetivos – tanto do professor quanto da escola. Assinale a opção INCORRETA sobre a metodologia do planejamento de ensino:

Leia o texto de Vinícius de Moraes e responda à questão:

Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “V" para verdadeira ou “F" para falsa:

( ) No poema é mostrado, através de antíteses, o impacto causado pela perda do amor na vida do eu lírico;

( ) A expressão “de repente" é uma locução adverbial e tem uma importância no texto de mostrar que em um breve instante pode ocorrer uma mudança no relacionamento;

( ) “E das bocas unidas fez-se a espuma/E das mãos espalmadas fez-se o espanto." A repetição de fonemas consonantais recebe o nome de assonância;

( ) “Fez-se do amigo próximo o distante". As palavras destacadas são sinônimas

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é regido por uma série de princípios que representam a nova política estatutária do direito da criança e do adolescente. Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:

No basquete o aluno é orientado a amortecer a bola no momento em que a recebe, flexionando os braços para trás com uma das pernas, que vai auxiliá-lo na diminuição da velocidade e do impacto causado pela bola. Nestas condições ao fundamento relacionado será:

Marque a alternativa INCORRETA sobre os quatro campos de aplicação da Psicologia do Esporte apontado por Samulski:

Conforme a historicidade da educação física no Brasil, analise os itens a seguir e marque a opção correta: I. A reforma universitária de 1968 (Lei 5.540/68) expande a oferta de vagas nos cursos superiores, o que incrementaria a formação de profissionais de Educação Física; paralelamente o governo investia na formação de quadro em caráter de emergência, definia uma política setorial para a área de Educação Física e Esportes, legislava exclusivamente sobre a matéria, de forma a dotá-la de um aparato legal diferenciado (Lei 5.692/71, art. 7º; Decreto 69.450/71), incrementava uma política de publicação e circulação de ideias sobre a área [...], fomentava a pesquisa e a pós-graduação em Educação Física no Brasil (TABORDA DE OLIVEIRA, 2001, p. 19); II. A Educação Física passou a ser tratada ao nível de outro sistema, e porque gerou um interesse direto do Estado, que a inseriu em um contexto geral de desenvolvimento dos recursos humanos nacionais, sob o prisma da "aptidão física", e da projeção nacional via esporte de alto rendimento, sob o prisma da formação de novos talentos esportivos, incorporando definitivamente o conteúdo esportivo no 1º e no 2º grau; III. Tanto o MF [Método Francês], hegemônico durante o Estado Novo, como o ME [Método Esportivo], pós-70, privilegiaram o conteúdo informal, comando, lazer, controle interno e regras flexíveis. Isso significou a opção pela reprodução de modelos de atividades física informais, sem considerar as características e necessidades do aluno e do meio-ambiente; pelo papel ativo do aluno, cumpridor mecânico de ordens emanadas da autoridade docente, tendo o direito a pensar e agir por si próprio; pela reprodução das características do trabalho – seriedade, obrigatoriedade, limitações de tempo e espaço, valorização do resultado; pela intervenção de autoridades externas na resolução de conflitos, limitando a aprendizagem social e a capacidade dos próprios alunos de gerenciarem uma atividade grupal; e por fim, pelas regras predeterminadas e inquestionáveis, dificultando a compreensão de sua função e de seu processo de elaboração (BETTI, 1991, p. 165); IV. Teve ela [a Educação Física] – dada a contundente presença tecnicista nas Leis n. 5.540/68 e 5.692/71 – reforçado o seu caráter instrumental, caráter esse que, num primeiro instante, veio a configurar-se no zelar, enfaticamente, pela preparação, recuperação e manutenção da força de trabalho, buscando com esse proceder, assegurar ao ímpeto desenvolvimentista então em voga, mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada. Esse caráter instrumental, evidencia-se ainda mais quando o Decreto n. 69.450/71, em seu artigo 1.º, refere-se a ela como sendo "...ATIVIDADE que por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando (constituindo-se em) um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação nacional..." (CASTELLANI FILHO, 1988, p. 107, grifo do autor).

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