Ao longo da história, as concepções a respeito da Educação Especial passaram por ressignificações que se traduziram em mudanças tanto para a sua estruturação quanto para as suas finalidades. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, à Educação especial deve:
Observe a imagem abaixo e responda.
A metodologia de ensino onde o professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo e reproduzi-lo de forma automática e sem variações é a:
As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:
O Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Nesse sentido, ao planejar as atividades para os alunos com deficiência intelectual, o professor deve conhecer, EXCETO:
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao Projeto Político Pedagógico.
O professor ao planejar antecipa de forma organizada as etapas do trabalho escolar. No plano de aula, o professor deve: