Qual o significado dos sinais em Libras ilustrado abaixo.
Observe as frases:
Blusa feia comprar não
Gostar Não
Poder Não
Sobre as frases é correto afirmar:
Sobre os parâmetros das LIBRAS, assinale a alternativa onde os sinais apresentam a mesma configuração de mãos e o ponto de articulação diferente.
Sobre os Parâmetros Fonológicos da Língua de Sinais, assinale a alternativa que corresponde a seqüência correta de V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Sobre o Ponto de articulação (PA) Os Sinais Trabalhar, Brincar e Consertar são feitos no espaço Neutro.
( ) Muitos sinais tem como diferenciador as Expressões Faciais e ou corporais em sua configuração.
( ) Sobre a Configuração de mão (CM) ela não pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal.
( ) Sobre a orientação da mão(OR) São apenas duas as direções da palma da mão para cima e para baixo.
A sequência correta é:
Sobre as Expressões faciais Gramaticais Sentenciais. Assinale a ordem correta das imagens
Quadros e Pimenta (2008) afirmam que, muitas vezes, os substantivos e os verbos são confundidos, pois, quando ocorre o processo de derivação de substantivos em verbos apenas um parâmetro linguístico os diferencia. Qual é esse parâmetro?
Assinale a alternativa correspondente ao assunto apresentado nas imagens abaixo
Sobre o Decreto 5.626, de 2005, é correto afirmar, EXCETO:
A educação dos surdos no Brasil teve início em 1855, com a chegada de Hernest Huet que com o apoio de D.Pedro II fundou a primeira escola especial de surdos, no Rio de Janeiro. Assinale a alternativa que contem o nome atual da primeira escola de surdos e a influencia de qual país se deu a origem da nossa Língua Brasileira de Sinais.
Sobre o assunto tratado nas ilustrações do quadro abaixo, marque a alternativa correta.
As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:
I. O aluno como sujeito da aprendizagem.
II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.
III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.
IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.
V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.
Estão corretas apenas:
Em relação à Língua Brasileira de Sinais, observe as palavras abaixo.
I. Rir, chorar, conhecer.
II. Trabalhar, estudar, fazer.
III. Comer, cozinhar, explicar.
IV. Experimentar, sede, fome.
Assinale a opção que apresenta sinais em movimento.
Sobre dicas de convivência com os surdos, assinale a alternativa correta:
I. Não se deve usar as frases “surdo mudo" ou surdo e mudo. Os termos corretos são surdos e audição dificultada ou incapacidade auditiva.
II. Não ignore uma pessoa surda que está que está presente em um grupo de ouvintes, inclua a pessoa o quanto possível na conversa.
III. Não cubra seu rosto com suas mãos ou objetos quando estiver conversando com o surdo.
IV. Não permita que outros interrompam quando você está conversando com o surdo. Quando a conversa com o surdo se dá através de um interprete, fale diretamente a pessoa surda e não para o intérprete.
Para representar em LIBRAS, sapado de salto, avião e pessoa obesa. Assinale a alternativa que apresenta a configuração de mão CORRETA:
Assinale a alternativa que corresponde as imagens abaixo: