A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. O artista considerado um precursor da pintura do Renascimento que aperfeiçoou a técnica da pintura a óleo e trouxe um realismo nunca visto antes sendo um dos primeiros pintores flamengos a assinar suas obras de arte, que retratam a riqueza da burguesia e o desenvolvimento das cidades europeias do final da Idade Média, é o:
O Barroco brasileiro desenvolveu-se do século XVII ao início do século XIX, época em que na Europa o estilo já havia sido abandonado. É correto afirmar que na arte barroca predomina:
Observe a imagem abaixo:
Um dos artistas brasileiros mais importantes no período de chegada do estilo de pintura “Impressionismo" no país foi o talentoso pintor e designer:
O Impressionismo foi um movimento artístico onde os artistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens. Este movimento artístico teve como principal expoente:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:
“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
A textura é tão importante quanto a forma, tamanho e cor. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. No Renascimento observamos texturas_____________, enquanto que no Impressionismo percebemos superfícies ___________ como nas obras de Rodin.
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália. É uma característica da pintura no Renascimento:
Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:
I. Imitar a realidade criando o real.
II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.
III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.
IV. Exaltar a liberdade humana.
Estão corretas apenas:
As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:
I. O aluno como sujeito da aprendizagem.
II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.
III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.
IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.
V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.
Estão corretas apenas:
A música é uma das linguagens da Arte. O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos os diversos instrumentos e seus respectivos sons. Como o clarone, nas imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, O Professor poderá esclarecer aos seus alunos que o instrumento apresentado pertence à:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“É um traço vertical que serve para dividir os compassos."
No contexto das Artes musicais, o fragmento acima conceitua: