Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Observe a imagem abaixo:

Um dos artistas brasileiros mais importantes no período de chegada do estilo de pintura “Impressionismo" no país foi o talentoso pintor e designer:

O Impressionismo foi um movimento artístico onde os artistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens. Este movimento artístico teve como principal expoente:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:

“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

A textura é tão importante quanto a forma, tamanho e cor. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. No Renascimento observamos texturas_____________, enquanto que no Impressionismo percebemos superfícies ___________ como nas obras de Rodin.

O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália. É uma característica da pintura no Renascimento:

Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:

I. Imitar a realidade criando o real.

II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.

III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.

IV. Exaltar a liberdade humana.

Estão corretas apenas:

A música é uma das linguagens da Arte. O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos os diversos instrumentos e seus respectivos sons. Como o clarone, nas imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, O Professor poderá esclarecer aos seus alunos que o instrumento apresentado pertence à:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:

Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“É um traço vertical que serve para dividir os compassos."

No contexto das Artes musicais, o fragmento acima conceitua:

No contexto das artes plásticas brasileiras, o Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a imagem a seguir:

Uma vez observadas a imagem apresentada, o Professor de Artes poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “música” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:

Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos. A professora da Escola Municipal João Nogueira Filho, solicitou de seus alunos exemplos de desenhos e gravuras onde utiliza-se a técnica das linhas hachuradas.

Em relação as figuras apresentadas pelos alunos, assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282