Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar as artes plásticas brasileiras. Ele pode apresentar aos seus alunos a seguinte imagem:
Observando os traços e as técnicas utilizadas e, no contexto das artes plásticas, a obra acima pode ser atribuída ao seguinte pintor brasileiro:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer e valorizar a diversidade musical do Brasil. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “pessoas e lugares” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:
Para iniciar uma aula, o Professor de Artes poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:
De tal modo, o Professor deverá afirmar aos alunos que obra acima pode ser corretamente associada ao seguinte período da História da Arte:
A Arte Cristã Primitiva ganhou força a partir do ano 390 d.C, após o reconhecimento do cristianismo como religião oficial do Estado romano. Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da arte cristã primitiva.
O impressionismo nas artes plásticas não apresenta como característica:
A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. Com o objetivo de criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos. O concretismo está representado na tela:
Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Este movimento artístico teve como principal expoente:
Em uma aula, o Professor de Artes poderá apresentar obras de Pablo Picasso aos seus alunos, como a seguir:
Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma oportunidade para que o Professor de Artes possa explorar a seguinte temática com os alunos:
Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “apoios do corpo humano” com alunos do Ensino Fundamental amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, elementos visuais associados aos gêneros musicais constitui um conteúdo conceitual presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, valorização da profissão de dançarino e dos grupos de dança brasileiros constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. O artista considerado um precursor da pintura do Renascimento que aperfeiçoou a técnica da pintura a óleo e trouxe um realismo nunca visto antes sendo um dos primeiros pintores flamengos a assinar suas obras de arte, que retratam a riqueza da burguesia e o desenvolvimento das cidades europeias do final da Idade Média, é o:
O Barroco brasileiro desenvolveu-se do século XVII ao início do século XIX, época em que na Europa o estilo já havia sido abandonado. É correto afirmar que na arte barroca predomina: