Para desenvolvimento da escola é importante que a direção da escola identifique as necessidades de aperfeiçoamento de toda a equipe escolar para a melhoria de suas habilidades profissionais. No contexto da “gestão escolar" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Para desenvolvimento da escola é importante que haja evidências de tendência de melhoria na qualidade dos processos de gestão e serviços da escola. No contexto dos “resultados escolares” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Segundo Lev Semenovitch Vygotsky, o aprendizado do aluno depende fundamentalmente:
Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas auditivo e verbal com frequência apresentam a seguinte queixa:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas:
No contexto das teorias psicogenéticas, Lev Semyonovich Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá da seguinte forma:
No âmbito da Gestão Educacional, a existência de plano de carreira para o magistério e para os profissionais de serviço e apoio escolar constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
É importante que a comunidade escolar possa discutir sobre a proposta curricular da escola, visando ao aperfeiçoamento e enriquecimento desta, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria de Educação. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:
No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto refere-se à seguinte competência cognitiva: