Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Abordagem Direta é um tipo de pesquisa qualitativa em que os objetivos do projeto ou são revelados ao respondente, ou são óbvios pela própria natureza da entrevista. É uma técnica de coleta de dados. Qual técnica para esse tipo de pesquisa está exemplificada abaixo?

Assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas do texto abaixo: “O que diferencia ___________________ do(a) _____________é o fato de seu conteúdo semântico, seu EP (evento principal), assumir um caráter histórico, não se trata de um fato/acontecimento contemporâneo, futuro ou remoto, mas o evento divulgado torna-se um marco histórico, tanto para o local onde ocorreu quanto para o jornal que o publica.

Assinale a alternativa que corresponde à teoria do jornalismo descrita abaixo: “Rejeita que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade. Por essa visão, o jornalismo “está longe de ser o espelho do real. É, antes, a construção de uma suposta realidade”.

As publicações se enquadram no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e o sistema cultural-interno, ambiental e competitivo, podendo ser caracterizadas quanto a alguns aspectos. Em relação a esses aspectos, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:

Conforme legislação brasileira específica sobre direitos autorais, são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, exceto:

Com relação aos elementos do jornalismo, assinale a alternativa no qual a afirmação é verdadeira:

Na edição de um jornal, algumas regras servem para auxiliar a ação de veicular algo pelo jornal e, assim, conseguir prender a atenção do leitor. Quanto a essas regras, assinale a alternativa que não está correta:

Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação caracterizada abaixo:

• A criação é submetida à técnica e à burocracia, no caso o cinema, a música, a literatura, as artes plásticas.

• Há uma limitação à criatividade autoral e adequação aos "anseios do público".

• Cria um novo público: o receptor é consumidor e também produtor. • Nivela as diferenças sociais padronizando os gostos.

• Não percebe a indústria cultural como sistema de manipulação do sujeito.

Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo: “A ___________________é aquela que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.”

Nas afirmações abaixo sobre Identidade e Imagem Institucional de uma empresa, assinale a alternativa incorreta:

Das várias etapas para a elaboração de media training, nas etapas apresentadas abaixo, indique a ordem em que devem ser realizadas, e, em seguida, marque a alternativa com a sequência correta:

( ) Mapeamento da imprensa estratégica para a empresa.

( ) Estudo de cases do setor do cliente.

( ) Mapeamento dos principais stakeholders da empresa.

( ) Treinamento prático (simulação de entrevistas)

( ) Escolha das Key messages que dão suporte aos objetivos organizacionais.

Assinale a seguir a alternativa que não condiz com o Código de Ética do Jornalista:

Assinale a alternativa abaixo que corresponde aos paradigmas da comunicação descritos abaixo: I. Esse paradigma tem relação direta com as reflexões culturais promovidas pela filosofia clássica alemã, além disso, aproxima as pesquisas sociológicas às reflexões sobre temas como a cultura, a ética, a psicologia e a psicanálise de Freud. II. Esse paradigma, tendo como base teórica o positivismo, tem foco nas pesquisas administrativas e empíricas, sendo o seu espaço de influência, os Estados Unidos. A sua proposta é tentar compreender a sociedade segundo as suas trocas e relações sociais entre os indivíduos e os grupos.

Nas afirmações abaixo sobre Plano de comunicação institucional, assinale “V" se forem verdadeiras ou “F" se forem falsas, e, em seguida, marque a alterativa correta:

( ) Três eixos são fundamentais para a construção de um plano de comunicação. A primeira etapa fundamental é a de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização; a segunda seria a etapa de Planejamento estratégico da comunicação organizacional; e a terceira corresponde à Gestão estratégica da comunicação organizacional.

( ) Na etapa de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização, a identificação da visão da empresa refere-se à expressão das crenças, aos atributos ou às convicções filosóficas de seus fundadores e dirigentes.

( ) No planejamento da comunicação institucional, a definição de parâmetros de avaliação e mensuração dos resultados fazem parte de todo o processo, pois permitem uma visão crítica do que está sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos.

( ) As políticas da organização representam o conjunto de crenças, valores e maneiras de pensar e agir; enquanto a filosofia, o grande conjunto de orientações que servirão de base para a sustentação das decisões.

“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282