O gesto do maestro é um dos meios mais importantes da comunicação não verbal, que produz uma resposta imediata nos músicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente funcionalidades da mão direita e da esquerda do maestro, respectivamente.
Assinale a alternativa correta em relação ao uso das classes de palavras na tirinha e aos sentidos produzidos por elas.
O trecho adaptado do texto: “Se a tendência atual de emissão de gases de efeito estufa continuar aumentando, os oceanos deverão estar mais quentes e barulhentos.” apresenta em destaque
Considerando o uso das classes de palavras, analise o excerto retirado do texto: “Combinadas, as dezenas de milhares de escamas absorvem mais ultrassom que a soma de suas partes, abafando uma faixa de frequências entre 20 quilo-hertz (kHz) e 160 kHz e criando uma camuflagem sonora que dificulta a localização das mariposas. A nanoestrutura descoberta pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais redutores de ruídos.” e assinale a alternativa correta.
Analise o uso e a classificação dos verbos destacados no excerto retirado do texto: “A equipe liderada pelo biólogo acústico Marc Holderied, de Bristol, observou que as escamas das asas das mariposas vibram e abafam as ondas ultrassônicas [...]” e assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em relação ao uso de elementos gramaticais no texto e aos sentidos por eles produzidos.
Dados os conjuntos:
A = {Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si}
B = {Todas as letras do nosso alfabeto}
Seja r: A → B a relação que associa uma nota musical à letra que a representa em uma cifra, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que corresponde à negação da afirmação a seguir:
“Todo músico militar é forte e talentoso”.
A Banda de Música da Polícia Militar do ES fez, em média, nos últimos 5 anos, 180 apresentações por ano. Se em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 o número de apresentações foram números pares consecutivos, em ordem crescente, quantas apresentações foram feitas pela Banda de Música da Polícia Militar do ES no ano de 2017?
Qual é a soma de todos os vértices dos Poliedros regulares que NÃO têm faces triangulares?
São proposições equivalentes para a negação da proposição “Todo instrumentista ama música”:
- “Pelo menos um instrumentista não ama música”;
- “Algum instrumentista não ama música”;
- “Existe um instrumentista que não ama música”.
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta de negar a proposição “Todas as vagas deste concurso são para músicos”.
“Quando me lembro das lágrimas derramadas ao ouvir os cânticos da vossa igreja nos primórdios de minha conversão à fé, ao sentir-me agora atraído, não pela música, mas pelas letras dessas melodias, cantadas em voz límpida e modulação apropriada, reconheço, de novo, a grande utilidade deste costume. Assim, flutuo entre o perigo do prazer e os salutares benefícios que a experiência nos mostra. Portanto, sem proferir uma sentença irrevogável, inclino-me a aprovar o costume de cantar na igreja para que, pelos deleites do ouvido, o espírito, demasiado fraco, se eleve até os afetos da piedade”. Esse é um excerto retirado do capítulo 33, x, de Confissões.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Johann Sebastian Bach compôs um conjunto de prelúdios e fugas destinados ao cravo e que, no catálogo de Wolfgang Schmieder (1950), encontram-se cada qual com um número específico que vai do BWV 846 ao 893.
O enunciado refere-se
Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo) é um conjunto de quatro óperas inscritas no gênero Drama Musical, proposto por Richard Wagner.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As peças pertencentes à suíte barroca eram sempre da mesma tonalidade e todas em forma binária, isto é, têm uma seção A, que termina com uma cadência imperfeita, e uma seção B, que resolve a seção A em uma cadência perfeita. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Allemande: originalmente uma dança alemã em compasso binário moderado, passa por modificações pelos autores franceses e se transforma em uma dança em quaternário com o primeiro tempo curto e fraco.
II. Courante: a italiana (corrente) era uma dança rápida, compassos 3/4 ou 3/8, enquanto a francesa (courante) utilizava o compasso 3/2 e o andamento era mais moderado.
III. Sarabanda: origina-se no século XVI como dança cantada na América Latina e na Espanha, chegando à Itália por meio do repertório da guitarra espanhola. Foi modificada na França (zarabanda francese) com andamento mais lento e adotada pelos compositores alemães como terceiro movimento padrão da suíte, geralmente em compasso 3/2.
IV. Giga: dança inglesa (jig) com duas variantes, a francesa (gigue) e a italiana (giga). No final do século XVII, surgiram dois estilos distintos: a giga francesa em andamento moderado e rápido (6/4, 3/8 ou 6/8) e a giga italiana, uma dança mais rápida, em compasso 12/8.
V. Na Alemanha, é introduzida uma nova dança entre a Sarabanda e a Giga, podendo ser também um par de danças, dentre elas, a Passacaglia, a Chacone, a Basse Dance e a Pavana.