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A mensuração adequada das obrigações é essencial para uma contabilidade precisa e transparente nas demonstrações financeiras de uma empresa. A correta identificação e mensuração dos passivos contingentes são fundamentais para fornecer uma visão precisa stakeholders sobre tais obrigações. Qual das seguintes afirmações descreve melhor um passivo contingente?

No contexto jurídico, a lavagem de dinheiro representa um grave delito que envolve a conversão de valores provenientes de atividades criminosas em ativos aparentemente legítimos. Essa prática tem impacto significativo na segurança e integridade do sistema financeiro, sendo objeto de legislações específicas que visam combater e punir essa conduta. Qual é a principal lei que trata dos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo no país?

O Banco Central do Brasil (BCB) é a instituição responsável por formular e executar a política monetária, regular o sistema financeiro nacional e zelar pela estabilidade econômica do país, ou seja, sua atuação abrange diversas áreas. Qual é a função primordial do Banco Central do Brasil (BCB) em relação à política monetária?

O Acordo de Basiléia I, adotado em 1988 pelo Comitê de Basileia de Supervisão Bancária, representou um marco na regulação financeira internacional. Este acordo estabeleceu os primeiros padrões globais para a adequação de capital dos bancos, com o objetivo de fortalecer a estabilidade e a solidez do sistema financeiro. Essas diretrizes influenciaram profundamente as práticas bancárias em todo o mundo.Qual foi o critério principal utilizado pelo Acordo de Basiléia I para determinar a exigência mínima de capital dos bancos?

J.P. gosta de usar gravatas e o faz diariamente para ir ao trabalho. Ele guarda as suas gravatas em um armário com todas elas penduradas em cabides. Ele possui 2 gravatas de bolinhas, 3 gravatas listradas, 3 gravatas com estampas diversas e 5 gravatas lisas. Ao pegar suas gravatas logo cedo após se vestir, J.P. tem dificuldade em ver com clareza as gravatas penduradas no armário e, às vezes, escolhe a gravata de forma aleatória. Em certa manhã, J.P. desejava usar uma gravata lisa. Suponha que J.P. pega uma gravata, de forma aleatória, e, ao perceber que não é lisa, faz outra retirada, mas sem devolver a primeira gravata ao armário. Na segunda retirada, J.P. obtém então a gravata desejada (lisa).

A probabilidade que o evento descrito ocorra é de (números percentuais aproximados):

É o objetivo do Comitê da Basileia, no âmbito de bancos de compensações internacionais:

Em uma reunião no Banco X, o diretor de operações pergunta ao Chefe do Departamento de TI sobre os analistas do departamento. Sua resposta foi:  “Todo cientista de dados do departamento é programador de Python.” Qual é a negação lógica da resposta do Chefe de Departamento de TI?

Para que medir o Índice de Basiléia em uma instituição bancária?

Um grande investidor pretende apurar a capacidade de pagamento de todas as obrigações de curto prazo da instituição com os seus recursos que estão imediatamente disponíveis, formados essencialmente por caixa, bancos e investimentos de curtíssimo prazo. Ele extraiu as informações do Balanço Patrimonial da instituição, dividiu o montante do disponível pelo total do passivo circulante. O índice obtido é conhecido como:

As reservas bancárias de instituições não sujeitas a recolhimento compulsório ou a encaixe obrigatório fazem parte dos instrumentos financeiros da instituição. O Plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional orienta que elas devem ser registradas no grupo:

“O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas das palavras arte, gentil, táxi e mocotó. Você constatou que a tonicidade recai sobre a sílaba inicial  em arte, a final em gentil, a inicial em táxi e a final em mocotó. Além disso, notou que a sílaba tônica nem sempre recebe acento gráfico. Portanto, todas as palavras com duas ou mais sílabas terão acento tônico, mas nem sempre terão acento gráfico. A tonicidade está para a oralidade (fala)  assim como o acento gráfico está para a escrita (grafia).”

(Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/nocoes-gramaticais/acentuacao-grafica/.)

A respeito do período acima e seus conhecimentos acerca da língua portuguesa, é incorreto afirmar que

Neologismo é o processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos ligados às diversas áreas: tecnologia, arte, economia, esportes etc. Um neologismo é criado através de processos diversos como: justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação, abreviação, importação de vocábulos existentes em uma outra língua ou ainda, através de um novo sentido dado a uma palavra já existente.

(Disponível em: https://www.significados.com.br/neologismo/.)

 

Acerca dos conhecimentos sobre neologismo:

“O Auto da Compadecida 2” ganha data de estreia em 2024; veja
Sequência do filme de sucesso brasileiro chega aos cinemas ainda neste ano.


A sequência da comédia de sucesso brasileira, “O Auto da Compadecida”, ganhou data de estreia. O longa chega aos cinemas brasileiros em 25 de dezembro. Selton Mello e Matheus Nachtergaele retornam como dupla Chicó e João Grilo em Taperoá, na Paraíba, onde se passou a história do primeiro filme. Virginia Cavendish, no papel de Rosinha, e do ator Enrique Diaz, como o cangaceiro Joaquim Brejeiro, também retornam à trama. Nomes como Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Juliano Cazarré e Luellem de Castro compõem o elenco.
A produção é dirigida por Guel Arraes, também responsável pelo primeiro longa, e Flávia Lacerda.

A sinopse oficial ainda não foi anunciada, mas Arraes garantiu que a trama será original, respeitando o universo criado por Ariano Suassuna. 


(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/o-auto-da-compadecida-2-ganha-data-de-estreia-em-2024-veja/.)

Em relação à tipologia textual, é correto afirmar que o texto 

A Impostura da Neutralidade no Jornalismo
No contexto do jornalismo, a busca pela neutralidade é frequentemente mitificada como um ideal a ser alcançado pelos repórteres. Acredita-se que um bom jornalista deve ser imune a crenças, convicções e paixões pessoais, a fim de relatar os fatos de forma imparcial. No entanto, essa pretensa neutralidade é uma impostura perigosa que pode comprometer a base democrática do jornalismo. Autores e jornalistas têm desmascarado esse mito. Philip Meyer, em A Ética no Jornalismo, cita Katherine Carlton McAdams, que destaca que os jornalistas são pessoas reais com lealdades pessoais, mesmo quando atuam profissionalmente. A fantasia do “homem-de-Marte”, completamente alheio a influências pessoais, é irreal e prejudicial.
Cláudio Abramo, renomado jornalista brasileiro, também combateu essa ideia. Ele argumentou que considerar os jornalistas como seres à parte da humanidade é irracional e imoral. A neutralidade absoluta não existe, e os profissionais devem reconhecer suas próprias predisposições. Em resumo, a busca pela neutralidade no jornalismo deve ser substituída por uma busca pela transparência e pela consciência das influências pessoais. O repórter ideal não é aquele que se esconde atrás de uma suposta neutralidade, mas sim aquele que reconhece suas próprias crenças e as comunica de forma honesta ao público.

 

                  (Bucci Eugênio, publicado em Sobre ética e imprensa, São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 96-98.)  

O texto supracitado é eminentemente

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) organiza-se por intermédio de agentes normativos, supervisores e operadores. Quem são as instituições operadoras do SFN?

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